Conecte-se agora

Com avanço da Covid, Anvisa determina volta do uso de máscaras dentro de aeroportos e aviões

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (22), resolução trazendo novas medidas para serem adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do cenário epidemiológico da Covid-19 no país. A mudança se refere ao retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras nesses ambientes.

Em reunião, os participantes ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados ou confinados.

A nova resolução aprovada pela Anvisa dispõe que é obrigatório o uso de máscaras faciais no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária.

A norma proíbe a utilização de máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2; lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.

A resolução entrará em vigor no dia 25 de novembro de 2022.

Destaque 4

Oposição diz que gabinete sobre bloqueios foi criado tarde e culpa governo federal por omissão

Publicado

em

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Acre, considerou tardia a criação do gabinete de crise dos impactos dos bloqueios nas rodovias que ligam ao Acre.

O governo do Acre pediu ajuda do Exército Brasileiro na manutenção das vias federais abertas para garantir o abastecimento com gêneros de primeira necessidade e assegurar o direito de ir e vir de todas as pessoas. “A crise está instalada e escalada e apenas hoje o gabinete foi instalado. Portanto, tardiamente”, disse o deputado.

Para ele, permitir que o problema aumente, impedindo inclusive que doentes façam o tratamento de saúde em outros Estados conforme vem acontecendo, requer o uso da força para reprimir esses atos. “O que existe hoje é um crime sendo cometido por parte de pessoas que não tem pauta de reivindicação justa, mas um atentado contra o Estado Democrático de Direito”, completou o parlamentar.

O líder do Governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PDT), disse que providências já estão sendo tomadas e contatos com autoridades federais já foram feitos. “O governo está cobrando das autoridades providências mais enérgicas”. Para ele, o governo federal não está prestando a devida atenção ao problema.

Continuar lendo

Destaque 4

Leane diz já ter recebido comentários preconceituosos: “Musculosa demais e passou do ponto”

Publicado

em

A influenciadora e fisiculturista, Leane Teles, foi a entrevistada na noite desta segunda-feira, 21, no Podcast da Jô. A acreana falou sobre carreira, esporte, vida fitness e pessoal e o convite para desfilar no carnaval do Rio de Janeiro.

Com quase 40 mil seguidores, a empresária que recentemente participou de um ensaio com a bateria da escola de samba Grande Rio, contou como chegou ao mundo do fisiculturismo.

“Sempre gostei de esportes. Comecei na academia com 19 anos, mas só entrei no fisiculturismo após a minha primeira gravidez. Comecei a pesquisar sobre o assunto, em revistas, sobre a vida de atletas e cheguei a conhecer alguns”, comentou.

Leane explicou como a mudança física a levou em competições nacionais de culturismo, em que participou de 3 campeonatos, sendo a primeira mulher do Acre a realizar o feito.

“No começo participei de 3 campeonatos, mas precisei ir para o Pará já que no Acre não existia federação e fui a primeira mulher acreana a participar de um campeonato de fisiculturismo”, revelou.

Sobre o preconceito da presença da comunidade feminina na modalidade competitiva, disse não ligar para o que falam, mas já chegou a ouvir comentários de que estaria “musculosa demais ou que já teria passado do ponto”.

A blogueira do mundo fitness também conversou sobre o casamento com Leandro Domingos, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre, Leandro Domingos e deu dicas de como entrar no mundo fitness, mesmo sem ter tantas condições financeiras.

“Precisamos usar o que temos. Se não pode entrar em uma academia, ter acompanhamento com um nutricionista, personal ou investir em suplementos, o básico ainda funciona. E a alimentação é o principal, você só precisa comer direito, fazer exercícios, procurar informações. Hoje temos a internet, tem blogs sobre isso e canais de discussões com vários atletas”, apontou.

Teles respondeu ainda se já utilizou anabolizantes e para isso abordou que quando precisou de acompanhamento hormonal, teve ao lado a ajuda de diversos profissionais de saúde.

“Às vezes que eu competi e precisei de acompanhamento hormonal, eu tive nutrólogo, nutricionista, endocrinologista. Porque são substâncias que mexem com o organismo e pode colocar em risco a sua vida. É preciso ter cuidado”, disse.

Questionada se era mito ou verdade, de que seria o mesmo com mulheres, o comentário de que homens que malham demais não dá conta do recado na hora H, a musa fisiculturista disse que isso não existe.

“Muito pelo contrário, a atividade física até estimula. Já li artigos que falam que o treino de pernas para homens estimula a libido deles e muitos deles negligenciam o treino, gostam de malhar os membros superiores e esquecem das pernas. Nas mulheres também estimula a libido, porque a gente se sente mais bonita, mais confiante”, expôs.

Assista ao programa da Jô Edição Podcast completo.

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 4

Onda de assaltos aterroriza moradores de Acrelândia; vítima faz vídeo mudando de Estado

Publicado

em

Moradores da zona rural de Acrelândia denunciam uma série de ataques de criminosos a produtores rurais no interior do município. Vídeo a que o ac24horas teve acesso mostra uma família abandonando a propriedade após um assalto ocorrido na manhã desta segunda-feira (21).

De acordo com o que noticiou o site Acrelândia News, a família que reside na Linha 7 viveu momentos de terror nas mãos de assaltantes, quando foram mantidos reféns dentro da própria casa e tiveram pertences roubados, inclusive um carro que foi usado na fuga dos bandidos.

A propriedade rural foi invadida por homens encapuzados e armados por volta das 6h30 da manhã, quando as vítimas estavam acordando. Ainda com base nas informações que foram apuradas, os moradores foram colocados em cômodos diferentes enquanto os suspeitos roubavam a residência.

O crime foi comunicado na Delegacia Geral de Acrelândia e a polícia faz buscas na região para tentar identificar os criminosos. A família acredita que o carro possa ter sido levado para a Bolívia, na divisa com Plácido de Castro. Até o fechamento da publicação, o carro ainda não havia sido localizado.

O veículo roubado nesta ação é um Ford Fiesta Sedan, de cor prata, de propriedade de Jean Paulo Camargo, de placa MZR1J51. Com este, segundo as informações de moradores, já são cinco veículos roubados no período de uma semana, entre eles quatro caminhonetes.

De acordo com a fonte que prestou as informações, os moradores da região planejam queimar uma ponte em Plácido de Castro que dá acesso ao lado boliviano. O tempo que os bandidos levam entre o ato dos roubos nesta área do município até a divisa com o lado boliviano é de cerca de 20 minutos.

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 4

Com BR-364 bloqueada, Acre pode ficar sem cerveja na estreia do Brasil na Copa

Empresários relatam que estão “garimpando” cerveja há dias para poder trabalhar no estado

Publicado

em

Já faz aproximadamente uma semana que empresários donos de bares e restaurantes no estado do Acre estão enfrentando a falta de um dos principais produtos de consumação em seus estabelecimentos: a cerveja. O bloqueio parcial ou total de estradas que ligam o Acre ao restante do país via terrestre tem impedido a chegada de diversas mercadorias, incluindo bebidas alcoólicas.

O representante da ABRACRE no estado, o empresário Leôncio Carvalho, informou ao ac24horas que desde a semana passada que já não se encontra Skol de 600ml em lugar algum. Dessa forma, é bem possível que falte cerveja nos bares justo na estreia do Brasil na Copa do Mundo 2022, que será nesta quinta-feira, 24 de novembro.

“Está faltando e muito. As cervejas da Ambev, que é a empresa principal, por exemplo, estão em falta. Skol 600ml não tem. A situação é complicada”, lamentou Carvalho. Segundo ele, alguns empresários chegaram a afirmar que estão ‘garimpando’ cerveja para poder trabalhar.

“O nosso principal fornecedor é a Ambev, são as cervejas que mais vendem, e no Acre está em falta total das cervejas de 600 ml, principalmente Skol e Antártica, que são as que mais saem. Poucos lugares ainda têm Antártica. Já Skol não tem em lugar nenhum”, destaca.

O empresário afirma que os empreendedores do estado estão na iminência de não saberem o que fazer para seguir trabalhando. “Os produtos que realmente vendem, nós não temos para vender”.

O governo local não pode fazer muita coisa e os empresários estão à mercê da liberação das estradas por parte dos manifestantes que ainda realizam atos de protesto, principalmente em Rondônia, estado vizinho. “Dependemos 100% da mercadoria. Se ela não chega, não temos como trabalhar. Já sabíamos que isso iria acontecer. Hoje estamos trabalhando literalmente com o que tem. O cliente é obrigado a consumir o que tiver, não dá para escolher a marca porque não tem”, declara Leôncio.

No Acre os produtos da Ambev monopolizam quase 70% do mercado. A Abrasel no estado buscou respostas da gerência nacional da Ambev, que informou: “não tem previsão de cerveja enquanto não abrir as estradas”.

Ambev é uma empresa brasileira fabricante de bebidas, sendo a maior fabricante de cervejas do mundo. Ela controla cerca de 69% do mercado brasileiro de cerveja (Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois) e sendo fabricante de refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água.

Na tarde desta segunda-feira, 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondônia informou que há 8 pontos de interdição de estrada, sendo cinco deles só na BR-364.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.