Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pragmatismo é um chute no golpismo

O GOVERNADOR Gladson Cameli não escondeu de ninguém que, ele apoiou a reeleição do presidente Bolsonaro. Foi um apoio público. Mas, no momento em que o Lula foi eleito, ele foi o primeiro dos governadores a reconhecer e o parabenizar pela sua vitória; e ainda defender a lisura das urnas eletrônicas. E, é assim que deve ser, eleição se ganha e se perde. A beleza da política numa democracia é o contraditório; não é nem a comemoração de uma vitória, mas a grandeza de reconhecer a derrota.


A sua declaração de que o Lula será o presidente de todos os brasileiros, resume tudo isso. A democracia não pode ser perneta de somente se reconhecer a validade de um pleito eleitoral, quando é favorável a um candidato. Em nenhuma ocasião se viu uma afirmação sua referendado o grotesco espetáculo da defesa do golpismo e o clamor pela instalação de uma ditadura. A sua conduta foi até aqui democrática, pelo pragmatismo político e contra o golpismo que prega a volta do cruel regime da ditadura militar. É assim que se age num país regido pela democracia.


É TUDO MUITO SIMPLES


QUANDO alguém que se encontra num mandato, ou que ganhou a última eleição e vai assumir, e considera as urnas eletrônicas uma fraude, para ser coerente tem que renunciar se no cargo estiver; ou não assumir um mandato a partir do janeiro. Porque, se não fizer assim está sendo incoerente, cuspindo no prato que comeu, e validando o que combate. Se as urnas eletrônicas são uma fraude, não pode ser seletivo, tem que ser para todos. É tudo muito simples.


MOVIMENTO SIMPÁTICO


HÁ dentro do governo e mesmo no PP, correntes que querem ver a deputada federal eleita Socorro Neri (PP), disputando o comando da PMRB em 2024.


MOSTRAR AÇÃO


ANTES de definir um futuro político, a mais votada candidata a deputada federal da última eleição, Socorro Neri (PP), tem que justificar com ações, os seus votos.


EM JOGO


O DESTRAMBELHO do governo da Dilma e os casos de corrupções nos governos do PT, elegeram o Bolsonaro presidente. A truculência e a insurgência contra a vacina por parte do Bolsonaro, trouxe o Lula de volta ao poder. Se o Lula não tiver aprendido a lição e não fizer um governo plural e não apenas para os petistas, poderá trazer o Bolsonaro de volta em 2026. Este é o jogo.


BULA PAPAL


NEM AS FORÇAS ARMADAS vão sair do quartel para dar um golpe militar e impedir a posse do Lula, e nem vai sair uma bula papal, excomungando o Lula, aceitem.


ALGO VERGONHOSO


QUATRO ano do governo do Gladson, vários secretários de comunicação, e não conseguiram montar um Plano de Cargos e Salários para os funcionários da Rádio Difusora Acreana, que viraram uma espécie de párias na máquina estatal. É algo muito vergonhoso.


FALANDO EM COMUNICAÇÃO


UM SETOR que funciona bem na PMRB, é a ASSECOM, comandada pelo Ailton Oliveira. O volume de notícias que chegam nas redações, é diário e bem elaborado.


NÃO É A SUA PRAIA


O DEPUTADO federal Alan Rick (União Brasil) vem do jornalismo, sempre foi plural nos seus dois bons mandatos, e por isso, não lhe cai bem a roupa de ser a favor do golpismo. Até porque sua praia não é o radicalismo, mas a do pluralismo de ideias.


SITUAÇÃO DIFERENTE


A oposição é essencial no regime democrático, desde que não defenda pautas que atentem contra a própria democracia. Assim o Alan pode tocar o seu futuro no Senado e cumprir um bom mandato, como na Câmara Federal.


NÃO TERÁ DIFERENÇA


O DEPUTADO Tchê (PDT) tem dito que quer ser presidente da ALEAC para tornar o poder protagonista. Errado. Seja o Tchê ou Luiz Gonzaga o próximo presidente, nada mudará. A ALEAC continuará ser um puxadinho do Palácio Rio Branco.


NOME LANÇADO


QUEM lançou seu nome como candidato a prefeito de Tarauacá pelo PSD, foi o Paulo Ximenes, que vai começar desde já a sedimentação da sua candidatura.


EXEMPLO PARA GERAÇÕES


COMO tinha dado um tempo no BLOG, só agora registro, tardiamente, o aniversário de um dos melhores exemplos do Acre de como fazer política com honra, me refiro ao ex-senador Nabor Junior. Meus parabéns.


TERÁ PAPEL IMPORTANTE


PODE anotar para conferir: o ex-senador Jorge Viana (PT) terá um papel importante no futuro governo Lula, com reflexos no cenário político regional.


FORÇA DO MANDATO


QUEM também terá força no futuro governo do Lula, ao ponto de influir nas nomeações de cargos federais no estado, é o senador Sérgio Petecão (PSD), o único da bancada acreana a formar no apoio ao governo Lula. Márcio Bittar e Alan Rick são bolsonaristas ferrenhos.


UMA PIADA


O PREFEITO de Assis Brasil, Jerry Correia – em processo de expulsão do PT – dizer que é fruto de perseguição do Jorge Viana, isso é piada. Quem cometeu infidelidade partidária para com o PT foi ele, e não o JV.


OU SOME


QUEM tem de montar uma estratégia para se manter na mídia e assim projetar o seu nome para disputar a PMRB em 2024, é o deputado Jenilson Leite (PSB), cujo mandato encerra em janeiro. Político sem mandato, nem o vento costuma bater nas costas.


LUZ PRÓPRIA


A PREFEITA de Brasiléia, Fernanda Hassem, não deve ser abalada politicamente, com a sua certa saída do PT. A Fernanda hoje tem luz própria na política do Alto Acre.


NOME CERTO


O Rômulo Grandidier, que teve um papel importante nos bastidores e a na formatação de alianças a favor da reeleição do governador Gladson Cameli, será presença certa no próximo governo. Soma muito politicamente.


FRASE CORRETA


“Pluralismo faz bem ao país, o que faz mal é o extremismo”. Senador eleito Flávio Dino (PCdoB).


QUESTÃO DE TEMPO


O LULA deve caminhar para ter maioria no Senado e Câmara Federal. O grosso dos integrantes do chamado “Centrão” não tem ideologia política, é movido por cargos públicos na máquina federal.


MUITO LAMENTÁVEL


RIO BRANCO continua com baixo índice de vacinação contra o Covid. Mas não é por falta de divulgação da PMRB, e sim pela mais pura ignorância dos omissos.


NÃO TEM MAIS FORTE


A OPOSIÇÃO não tem um nome mais forte do que o da deputada federal Jéssica Sales (MDB), para disputar em 2024, a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Além de ser leve.


FRASE MARCANTE


“O poder é afrodisíaco”. Frase do saudoso deputado Hermelindo Brasileiro, explicando por sempre estar ao lado do poder.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.