Conecte-se agora

“Me fizeram perder o mandato”, diz Neném Almeida na Aleac

Publicado

em

O deputado Neném Almeida (Podemos) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22, para solicitar sua carta de liberação da agremiação do partido Podemos, de forma que possa garantir sua continuidade como primeiro suplente da sigla.

Para Almeida, os quase 6 mil votos obtidos por ele na campanha de 2022 teve pouca ou nenhuma ajuda do seu partido no Estado.

O parlamentar se mostra bastante descontente com a condução feita pela executiva estadual na campanha deste ano. “O Podemos recebeu para a eleição deste ano R$ 6 milhões de reais, sendo que apenas 2,5% desse recurso foi destinado a campanha de reeleição dos três deputados estaduais. Não foi isso que havia sido combinado antes das eleições”, disparou Almeida.

A chapa para deputado estadual do Partido Podemos teve muitas desistências por falta de recursos. Dos dez candidatos dessa chapa que continuaram na disputa, apenas 5 tiveram quantidade de votos significativa. “Causa muita estranheza que candidatos estreantes em eleição tenham recebido verbas partidárias duas vezes mais do que aqueles que já tinham mandato. Isso só se viu no Podemos, em nenhum outro partido se adotou essa manobra”, continuou o parlamentar.

De acordo com Almeida, outro ponto que chama muita atenção é o fato da chapa de deputados federais não ter obtido mais votos que os três deputados estaduais que buscavam a reeleição. O parlamentar acredita que isso se deve a falta de organização e unidade de quem comandou a legenda. “Assim que a janela de transferência do partido fechou não foi realizada uma única reunião, a presidência do partido simplesmente parou de atender seu telefone. Para se ter uma ideia, o Partido hoje detém a indicação da Secretaria de Educação, mas o secretário indicado não atende as ligações de nenhum dos três parlamentares do seu partido. É surreal!”.

Neném Almeida finalizou dizendo que é grato a executiva nacional. “Sou grato a executiva nacional, a presidente Renata Abreu e Bruno Ornelas, ambos cumpriram fielmente com tudo que havia sido conversado na pré-campanha. Faço um agradecimento especial ao secretário estadual Oscar Guedes pela transparência e lealdade com que conduziu suas atribuições. No entanto, quero fazer parte de um partido que possa me sentir envolvido, que possa construir algo para beneficiar o coletivo e não apenas um ou duas pessoas. A condução individualizada do Podemos me fez perder o mandato, o mínimo que podem fazer é me garantir a continuidade como primeiro suplente”, encerrou.

Acre

Lista de alunos sorteados é divulgada pelo Instituto São José

Publicado

em

O Instituto São José divulgou na última sexta-feira, 27, a lista de candidatos sorteados e em espera, para o ingresso no ano letivo de 2023.

De acordo com o cronograma da instituição, as matrículas do 1° ano iniciam dia 31 de janeiro e para o 06° ano, acontecem dia 01 de fevereiro, com atendimento das 07 às 13h.

Os pais e responsáveis dos estudantes precisam apresentar cópia legível da certidão de nascimento, RG, CPF, NIS, comprovante de residência com CEP, declaração de conclusão ou histórico de transferência e uma foto 3X4 atualizada.

As inscrições ocorreram entre os dias 5 a 10 de janeiro e o sorteio aconteceu dia 23 do mesmo mês. Veja aqui a lista completa com os nomes dos contemplados.

Confira a lista

Continuar lendo

Acre

Ministério da Educação divulga editais do Sisu, Prouni e Fies

Publicado

em

O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar o material, os estudantes participantes desses certames devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, elas terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.

Veja as datas

Sisu

Inscrições – 16 a 24 de fevereiro

Resultado – 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados – 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)

Fies

Inscrições – 7 a 10 de março

Resultado – 14 de março.

Continuar lendo

Acre

À contramão do País, empresários acreanos se dizem confiantes para o ano

Publicado

em

Se no resto do País, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado no último dia 27 de janeiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o empresário do comércio não mantém boas perspectivas quanto às vendas, no Acre, o fenômeno é oposto, pelo menos segundo avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC). No Estado, o Icec mantém-se estável desde janeiro de 2022, com uma variação positiva de 0,3%, atingindo, em dezembro de 2022, 139,6 pontos percentuais.

Segundo informações divulgadas pela CNC, o Icec atingiu 119 pontos em janeiro no País, apontando queda de 3,6% descontados os efeitos sazonais, sendo a segunda consecutiva. De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, com a redução mensal de todos os indicadores, a confiança do comércio chegou ao menor nível desde abril de 2022.

Ainda de acordo com o estudo, o empresário do comércio brasileiro não está otimista em relação às vendas, o que aponta para uma redução do volume negociado e a consequente redução dos investimentos.

“A ameaça de juros elevados até, ao menos, o terceiro trimestre, impacta de forma negativa no consumo de bens que dependem de crédito, especificamente os duráveis”, explicou Garó, acrescentando que aproximadamente 60% dos empresários do comércio esperam uma piora na economia. “O que interferirá sobremaneira nas operações regulares da empresa, levando à redução de investimentos, a diminuição da mão-de-obra e pouca contratação”, disse.

Em relação ao momento econômico acreano, o indicador atingiu 116 pontos, o maior desde dezembro de 2021. “O que indica perspectivas positivas notadamente aos produtos não duráveis e elevando a perspectiva para os produtos duráveis”, disse.

Além disso, em pesquisa realizada recentemente pela Fecomércio-AC divulgada nesta sexta-feira, dia 27, os empresários do comércio acreano apresentam uma expectativa de vendas positivas para o semestre, 61% dos entrevistados. “Muito próximo do indicador de 30 de junho de 2022, quando tal expectativa era de 62% com relação ao semestre seguinte”, refletiu o assessor.

Egídio finalizou dizendo que, quanto ao momento econômico, os empresários acreanos têm uma grande expectativa com a melhora da economia, o que remete a 79% dos entrevistados, a mais alta desde 23 de junho de 2021, quando atingiu 80,2 pontos.

Continuar lendo

Acre

Treze leilões judiciais serão realizados em fevereiro no Acre

Publicado

em

O primeiro leilão do mês de fevereiro é da Vara Única de Xapuri e será realizado no dia 2. Os bens disponíveis são um prédio comercial localizado na Rua 24 de Janeiro e três terrenos urbanos, situados na mesma rua, ao lado da unidade do Sesc no município.

No dia seguinte ocorrem mais três vendas públicas das Varas Cíveis de Brasiléia e Feijó, e da 3ª Vara Cível de Rio Branco. Portanto, já é possível enviar lances para a compra de uma fazenda com 127 hectares na BR 317, uma caminhonete, uma moto e um lote de seis cavalos, 50 galinhas e 17 porcos. Em Feijó, os itens são 60 bermudas para revenda e uma caminhonete. Por fim, há um terreno em Boca do Acre.

No dia 14, encerra a oportunidade de arrematar um apartamento no Edifício Madri, no Jardim Europa de Rio Branco. Na edição n° 7.223 do Diário da Justiça Eletrônico, desta sexta-feira, 13, foi publicado o edital referente ao leilão, da Comarca de Plácido de Castro com: dois Freezers horizontal, modelo com duas portas marca Gelopar, cor branca, bem conservado, cada um avaliado em R$ 2,5 mil. O leilão ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 10h, não havendo lance igual ou superior ao valor da avaliação, um segundo leilão será realizado no dia 1 de março de 2023.

No entanto, as Varas de Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Capixaba, Rio Branco e Senador Guiomard ainda estão concluindo a organização dos lotes para arrematação, mas as datas previstas já constam no site da leiloeira: clique aqui!

Os interessados devem fazer cadastro prévio, no prazo máximo de 24h antes do leilão, no site da empresa responsável por conduzir o processo. Além disso, os lances devem ser dados através desse mesmo endereço.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.