Categories: Destaque 7 Notícias

Com Black Friday e Copa, intenção de consumo de acreanos cresce 3%

Published by
Edmilson Ferreira

Desde fevereiro de 2020, quando a pandemia da Covid-19 já começava a deixar rastros de destruição na economia, a intenção de consumo das famílias acreanas não era tão alto -e se levado em conta o ânimo com a Seleção Brasileira o comércio pode se animais pois 47,9% delas pretendem comprar produtos em decorrência da Copa do Mundo, propondo-se a gastar, em média, R$212,34.


Segundo dados regionais da pesquisa sobre Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio (CN) o Estado do Acre apresentou um acréscimo de 1,5%, se comparado ao mês anterior, acumulando, desde janeiro de 2022, uma alta de 3%.


“Esse resultado é o maior desde fevereiro de 2020”, confirma o especialista em varejo da Federação do Comércio do Acre, Egídio Garó.


A pesquisa foi realizada com cerca de 18 mil consumidores em todas as capitais e no DF, entre os cinco últimos dias úteis de outubro e os cinco primeiros de novembro.


A CNC diz que com a chegada do mês da Black Friday, os consumidores consideram que o momento para aquisição de bens duráveis é melhor, já que a data se firmou no calendário do varejo com o foco na venda de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pela internet. Mesmo assim, com os juros no maior nível desde.


Um dado que pode animais ainda mais o comércio de Rio Branco: os consumidores consultados pela CNC em todas as capitais pretendem gastar R$ 211,21, em média, entre os principais produtos associados à Copa. Roupas, alimentos e bebidas são os itens preferidos para as compras durante o período: 14,9% buscam vestuários temáticos para adultos e crianças, e 14,6% planejam consumir alimentos e bebidas em casa.


A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. A ICF verifica itens como: capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, que pode ser utilizado para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024