Equador domina o Qatar e vence na abertura da Copa com show de atacante

Com o resultado, a seleção do Qatar se tornou a primeira anfitriã a ser derrotada na estreia da Copa em todas as 22 edições. Essa é a primeira vez que o país do Oriente Médio está disputando o torneio.
Já o Equador está em sua quarta participação (2002, 2006 e 2014) e busca superar a sua melhor campanha até então. No torneio de 2006, na Alemanha, a seleção sul-americana chegou às oitavas de final, mas acabou sendo derrotada pela Inglaterra.
As outras duas seleções do Grupo A, Holanda e Senegal, entram em campo amanhã, às 13h (de Brasília). Na segunda rodada, marcada para a próxima sexta, os donos da casa enfrentarão os holandeses, enquanto Equador medirá forças com Senegal.
Qataris, finalmente
Pela primeira vez desde a chegada do UOL em Doha foi possível ter um contato mais próximo com os qataris. Os qataris compõe apenas cerca de 13% da população Qatar e pertencem, em geral, a elite nacional. Por isso, dificilmente são vistos nas ruas em um país populado por muitos imigrantes. Sempre vestindo o thobe, roupa tradicional que cobre os homens dos pés a cabeça, os anfitriões da Copa de 2022 compareceram em peso com as famílias ao estádio Al Bayt, que fica no meio do deserto ao Norte de Doha.
Primeiro gol da Copa… anulado
Logo aos três minutos de jogo, Enner Valência aproveitou um bate-rebate na área do Qatar e inaugurou o placar por alguns segundos.
A jogada começou com um chuveirinho em cobrança de falta no meio de campo. O goleiro qatari saiu mal e a bola ficou viva na disputa pelo ar. Torres conseguiu acertar um voleio e cruzou na cabeça do capitão equatoriano, que apareceu entre a marcação e cabeceou para dentro da rede.
No entanto, o VAR revisou o lance e o árbitro anulou o gol por impedimento de Michael Estrada na disputa da bola. A reversão da jogada levou a torcida qatari ao delírio, celebrando como se fosse um tento de sua seleção.
Valência sofre e converte pênalti
O gol anulado não abalou os equatorianos, que seguiram controlando as ações da partida e encurralando os adversários. Aos 14 minutos, Plata saiu em contra-ataque rápido e lançou Valencia na área. O centroavante ganhou na velocidade, saiu livre na cara do gol e tentou driblar o goleiro.
Al Sheeb acertou as pernas de Valencia e o derrubou, cometendo o pênalti e levando o cartão amarelo pela infração. O próprio capitão da equipe sul-americana foi para a cobrança e bateu com calma no canto direito da meta, deslocando o goleiro. 1 a 0 para o Equador e primeira vez que o gol inicial de uma Copa vem de uma penalidade.
Valencia outra vez
O atacante equatoriano balançou a rede qatari mais uma vez no primeiro tempo, a segunda de maneira oficial. Aos 31′, o Equador saiu em contra-ataque, mas Caicedo não conseguiu encontrar uma brecha na defesa e segurou a jogada pelo lado direito até a chegada de Preciado.
O lateral cruzou de primeira e encontrou Valencia sozinho na área. O jogador de 33 anos mal precisou pular e cabeceou no canto esquerdo do gol, sem chance para o goleiro. Ele foi o responsável por marcar todos os últimos cinco gols de sua seleção em Copas e está a um de igualar o recorde de seis gols consecutivos de seu país no torneio.
Qatar faz jogo duro
Sem conseguir reagir na bola, a seleção qatari endureceu a marcação. Foram três cartões amarelos no primeiro tempo e pelo menos duas entradas firmes em Valencia. O craque equatoriano até ficou sentindo após uma das pancadas e saiu de campo para ser atendido, mas retornou a campo.
Os donos da casa melhoraram antes do intervalo, com o Equador diminuindo a intensidade, e quase chegaram a marcar na última jogada do tempo. Al Haydos recebeu pela direita e mandou um cruzamento na medida para a área. Almoez Ali estava sozinho diante do goleiro, mas o atacante não conseguiu acertar a bola em cheio e desviou de cabeça para fora.
Segundo tempo morno
Com a partida sendo realizada à noite no Qatar, e devido também ao pleno funcionamento do sistema de ar condicionado do estádio, o calor não foi um fator determinante no confronto. Além disso, o segundo tempo teve uma temperatura abaixo do que foi visto em campo nos 45 minutos iniciais.
Em vantagem no placar, o Equador continuou buscando o ataque, mas sem ser tão incisivo e eficiente quanto na primeira etapa. O Qatar também teve suas oportunidades, mas terminou o jogo sem acertar o gol em suas cinco finalizações.
Principal nome da partida, Enner Valencia foi substituído na reta final do jogo após sentir dores e ficou com gelo no joelho no banco de reservas.
Arboleda no banco
Robert Arboleda, zagueiro equatoriano do São Paulo, começou a partida no banco de reservas. O jogador lesionou o tornozelo esquerdo em junho e teve sua presença na Copa ameaçada. Ele conseguiu se recuperar a tempo e até disputou o último amistoso da seleção antes de ir ao Qatar, mas não foi acionado no jogo de abertura.
Ficha técnica
Qatar 0 X 2 Equador
Competição: 1ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar
Data e hora: 20 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Público: 67.372 torcedores
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone e Alessandro Giallatini
Cartões amarelos: Al Sheeb (QAT), Almoez Ali (QAT), Caicedo (EQU), Karim Boudiaf (QAT), Méndez (EQU)
Gols: Enner Valencia (EQU), aos 16′ e aos 31′ do primeiro tempo
Qatar: Al Sheeb; Al-Rawi, Khoukhi e Hassan; Pedro Miguel, Boudiaf, Al Haydos (Waad), Hatem e Ahmed; Akram Afif e Almoez Ali (Muntari). Técnico: Felix Sanchez.
Equador: Galíndez; Presciado, Félix Torres, Hincapié, Estupiñán; Plata, Méndez, Caicedo (Franco) e Ibarra (Sarmiento); Valencia (Cifuentes) e Estrada (Kevin Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva comemora nesta quarta-feira, 08, seus 65 anos de idade.
Muito realizada, a acreana divulgou um comunicado em suas redes sociais celebrando a data e declarou ser grata a Deus por mais um ano de vida.
O presidente Lula também publicou suas felicitações para Marina, destacando que ela é uma querida e que tem sua companhia desde o início de sua jornada política.
“Um feliz aniversário para Marina Silva, companheira nos meus 3 mandatos, uma querida amiga que tem a grande tarefa de ajudar a reconstruir a política ambiental no Brasil, para proteger nosso país e o planeta. Desejo muita paz e saúde. Um abraço”, afirmou.
Algumas celebridades nacionais e políticos também desejaram feliz aniversário para Silva, entre eles o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. “Feliz aniversário! Vida longa. Parabéns”.

Comerciantes da zona central de Rio Branco continuam à mercê de vândalos que praticam saques, furtos e outros delitos em diversas ocorrências registradas diariamente na região. São assaltos, agressões, ameaças, extorsões, tráfico de drogas, crimes contra a vida e principalmente arrombamentos seguidos de furtos.
Quando presos, a maioria dos infratores trata-se de pessoas em situação de rua, que são liberados durante a audiência de custódia. Na madrugada desta quarta-feira, 8, um morador de rua que estava sob efeito de drogas quebrou a vidraça de uma loja de roupas. Do estabelecimento, levou várias peças de roupas e já estava fugindo quando foi encurralado e preso por policiais militares.
Levado para a Delegacia de Flagrantes, foi autuado por furto qualificado. A maior parte desses criminosos é ligada a facções criminosas, que recebem tudo o que roubado ou furtado em troca de pequenas porções em drogas, nunca dinheiro.

O titular do 2º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco (Jecrim), juiz Gilberto Matos, será empossado presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) às 10h de sexta-feira, 10. A cerimônia acontecerá no plenário do Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco.
No primeiro mandato à frente de uma entidade, a chapa Matos foi eleita no dia 1° de dezembro de 2022. O pleito contou pela segunda vez seguida de votação online, utilizando a inovação tecnológica para garantir agilidade na apuração.
Matos assume uma função considerada importante para a sociedade, buscando preservar as prerrogativas da magistratura para livre atuação no julgamento de processos, além de representar a magistratura nos assuntos de interesse da classe e nos diálogos com outras instituições, em prol da preservação da legalidade e da promoção dos ideais republicanos.
“É uma honra assumir o cargo na Asmac, principalmente em um momento tão sensível para sociedade, em que se busca a defesa das instituições e da democracia para a garantia de direitos constitucionais”, afirmou o representante dos magistrados.
Mesmo antes da posse, o presidente eleito, que também é Diretor de Assuntos Jurídicos da atual gestão, já vem realizando visitas institucionais representando a entidade e dialogando com as outras autoridades.
Serão empossados também a 1ª vice-presidente, a juíza Zenair Bueno, e o 2º vice-presidente, o juiz Alesson Braz, que participarão ativamente na vida associativa.
Deixa o cargo de presidente, o juiz Fábio Farias, titular da Vara Criminal de Sena Madureira. Originalmente no cargo de 1° vice-presidente, ele assumiu a gestão no final do ano passado, após o pedido de afastamento formulado pela então presidente, juíza Rosinete dos Reis, que aceitou o cargo de juíza-auxiliar da ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Currículo
Gilberto Matos de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e possui MBA em Direito Empresarial pela FGV. Foi advogado e servidor público no Estado de Mato Grosso. Possui aprovação em outros concursos públicos, inclusive para Promotor de Justiça nos Estados do Mato Grosso e do Amazonas. Ele ingressou na magistratura em 2009 e, atualmente, é titular do Jecrim da capital, e atuou como juiz eleitoral da 1ª Zona (biênio 2022/2023).
O novo presidente da Asmac já foi titular das Varas Únicas das Comarcas de Plácido de Castro e Acrelândia. Ele também já atuou na Vara Criminal de Rio Branco.
Gilberto Matos possui experiência associativista, pois participou de gestões anteriores da Asmac.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre anunciou nesta quarta-feira, 08, que devem paralisar as atividades presenciais, em Rio Branco, na próxima quinta e sexta-feira, 09 e 10, em virtude da manutenção dos equipamentos e sistemas da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).
A função do CAE estará disponível on-line, sendo possível o eleitor realizar algumas solicitações como tirar o primeiro título (alistamento), alterar dados pessoais, incluir o nome social, atualizar o endereço, consultar situação do título e apresentar justificativa.
Também será disponibilizado por meio da web, consultar e trocar o local de votação, regularizar título eleitoral cancelado (revisão) e transferir o município de domicílio eleitoral, com possibilidade de correção de dados ou de regularização do título eleitoral cancelado ou suspenso (transferência).
O retorno das atividades na sede do TRE na capital, será normalizado a partir da próxima segunda-feira, 13.
-
OPINIÃO
Carta de um pai sobre os colégios militares do Acre
-
ENTRETENIMENTO
Ingressos do Cine Araújo do Via Verde Shopping custarão R$ 10
-
Notícias
Sena Madureira celebra parceria com Márcio Bittar; Senador já destinou mais R$ 47 milhões para o município
-
VAI DEFENDER O BOCA
João Marcos assume a liderança da prefeitura na Câmara
-
Acre
Mulher que xingou motoboy é internada no Hosmac
-
LUTO
Após chegar de show, cantor de pagode tem infarto fulminante
-
Destaque 4
Vídeo: Pais disputam guarda do filho em público após mãe tirar criança de hospital à força no Acre
-
Cotidiano
Ações no STF podem tirar mandatos de Eduardo e Gerlen; decisão afetaria composição da Aleac