Menu

Período de chuva requer atenção para evitar acidentes elétricos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar da frequência de chuvas ainda estar abaixo do esperado, a Energisa diz que nunca é demais reforçar as dicas de segurança para evitar acidentes elétricos. Objetos na rede elétrica, alagamentos e raios são algumas situações que podem acontecer nesse período.


É importante, segundo a concessionária, ficar abrigado durante as chuvas e não tocar em cabos rompidos ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados.

Publicidade

Em caso de descargas atmosféricas, popularmente chamadas de raios, a recomendação é que os eletrodomésticos sejam retirados da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia.


Dicas de segurança: retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas; Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais; os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa; Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio; Não utilize chuveiro elétrico, secador, chapinha e outros.


Além disso, quando se ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Se não for possível se abrigar, agachar-se, com as mãos na nuca e pés juntos.


Não ficar embaixo de árvores ou próximo a torres; Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios; E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.


No período chuvoso, os riscos aumentam e por isso, qualquer situação anormal que seja identificada como a falta de luz, fios baixos, caídos, ou mesmo objetivos próximos ou sob a rede, a Energisa deve ser imediatamente acionada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido