Conecte-se agora

Prefeitura de Rio Branco encerra curso profissionalizante na Casa Rosa Mulher

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), concluiu na manhã desta quarta-feira (16), mais um curso profissionalizante destinado ao público feminino. O curso Designer de Modelagem de Henna em sobrancelhas teve carga horária de 20h/aula e foi realizado na unidade da Casa Rosa Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

Durante os cinco dias de aula, as alunas aprenderam, na teoria e na prática, técnicas de modelagem e desenho de sobrancelhas, sendo capazes de adequar o atendimento às características pessoais e gosto, valorizando as expressões faciais de cada cliente, como também precificar a oferta dos seus serviços.

No total foram capacitadas 20 profissionais sob a instrução da orientadora educacional do Senac e especialista em sobrancelhas, Maria Edileuda. Segundo a instrutora, a partir deste momento de conclusão da qualificação, todas as alunas já se encontram aptas para atuar no mercado de trabalho.

“As alunas fizeram um curso básico que também é um aprendizado para a vida. Todas terão condições de melhorar a renda familiar, e também estão somando outros valores às suas vidas. A Casa Rosa Mulher oferece uma terapia onde elas podem ocupar a mente. Esse é um espaço pra elas se sentirem melhor e levantar a autoestima”.

De acordo com o supervisor pedagógico do Senac, Antônio de Melo, a entrega dos certificados deverá ocorrer quando todas as turmas estiverem concluídas.

“Devemos reforçar essa parceria com a prefeitura para o momento especial de entrega dos certificados, afinal é um momento especial para nós e para elas. Iremos juntar as três turmas quando encerrar e realizar um evento.”

Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH, destacou a atenção e o cuidado da gestão municipal ao priorizar a dignidade humana no atendimento a essas mulheres.

“A atual gestão está sempre trabalhando nesse viés de promoção da dignidade, de criar e dar oportunidades às pessoas em vulnerabilidade social, exercendo a promoção dos direitos das mulheres e dos direitos humanos como um todo”, disse.

A Prefeitura de Rio Branco trabalha com foco em ações fundamentais de dignidade para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade de mulheres. Desse modo, oportunizar emprego e renda através de uma qualificação rentável facilita o seu acesso a bens, serviços e ao pleno exercício da cidadania.

Casa Rosa Mulher

A Casa Rosa Mulher está localizada em frente à praça da juventude, no bairro Cidade Nova e presta serviços de atendimento socioassistencial, psicológico e jurídico à mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social.

Para que a mulher seja inserida no mercado de trabalho e alcance sua autonomia financeira, a Casa Rosa Mulher oferta também em seu espaço, por meio de parceria com outras instituições, cursos profissionalizantes em várias áreas.

As equipes da unidade realizam, ainda, palestras e atividades educativas sobre os direitos das mulheres, Lei Maria da Penha e empoderamento feminino em toda rede de educação, saúde e entidades sem fins lucrativos.

Cotidiano

IBGE disponibiliza disque-censo para quem não participou do levantamento no Acre

Publicado

em

Para as pessoas que ainda não responderam ao Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando o disque-censo, canal com agendamento para a realização da atividade.

O atendimento ocorre por meio do número 137, das 06h às 19h30, para o cidadão responder o questionário novamente em formato presencial.

O morador escolhe o melhor horário para participar da pesquisa, que deve ser feita até o final de janeiro. Será necessário informar telefone, e-mail, endereço, nome do informante e ponto de referência. O sigilo das informações prestadas é garantido por lei.

Com a confirmação de que nenhum recenseador tenha visitado a moradia, uma nova data será marcada para a presença do IBGE na localidade.

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

Continuar lendo

Cotidiano

Chuvas podem chegar a 100 milímetros no Acre até 5 de fevereiro, aponta previsão

Publicado

em

Uma nova previsão climatológica para os próximos dias foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Governo do Estado, mostrando que até o próximo dia 5 de fevereiro o prognóstico é de chuva com volume acumulado de 20 a 100 milímetros, “com indicativo de anomalia negativa” nos Vales do Juruá, Purus, Alto Acre e Baixo Acre, onde as chuvas deverão estar abaixo do esperado para o período.

“Há indicativo de anomalia positiva nas localidades dos municípios de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período”, relata a Secretaria de Meio Ambiente do Acre, que utiliza dados de diferentes agências para o prognóstico.

Segundo o informe repassado nesta segunda-feira ao Governo do Acre pela Agência Nacional de Águas (ANA), houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco, onde choveu 48,2 mm; Brasiléia (40,4 mm), Capixaba (29,6 mm), Assis Brasil (25,4 mm), Espalha (21,0 mm) e Xapuri (18,4 mm).

Essas chuvas elevou o nível do Rio Acre em várias regiões, incluindo Rio Branco, que chegou à tarde desta segunda medindo 5,96 metros -longe de trazer algum risco de transbordamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Gladson, Mailza e deputados do PP repudiam ameaça de agressão contra vereadora

Publicado

em

Em uma nota assinada por suas principais lideranças, o Partido Progressista repudiou, nesta segunda-feira, 30, a tentativa de agressão sofrida pela vereadora Eliane Rosita na última sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Bujari.

A vereadora teria sido agredida verbalmente e ameaçada de agressão física por um colega de parlamento, o vereador Gilvan de Souza (PCdoB). De acordo com relato da parlamentar, um outro vereador teria contido Gilvan, impedindo que a agressão se consumasse.

Eliane foi nesta segunda-feira, 30, à delegacia do município onde registrou uma queixa contra Gilvan.

Na nota, assinada pelo governador Gladson Cameli e pela vice Mailza de Assis, além dos deputados estaduais e federais, o Partido Progressista lembra que Gilvan já tem outras acusações parecidas e afirma que conta com o posicionamento do PCdoB e da presidência da Câmara Municipal de Bujari em relação às medidas que serão adotadas.

Confira a nota

NOTA DE REPÚDIO

Nós, do partido Progressistas do estado do Acre, vimos a público repudiar as declarações do vereador Gilvan de Souza (PCdoB) da cidade de Bujari que ameaçou e agrediu verbalmente a vereadora Eliane Rosita (PP).

No momento em que todos lutamos para livrar-nos da incômoda e vergonhosa posição entre os estados com os maiores índices de agressão e desrespeito às mulheres, a postura do vereador evidencia seu despreparo para representar homens e mulheres de sua comunidade.

O agressor é reincidente, tendo acumulado outros 2 Boletins de Ocorrência por agressão a mesma vereadora e uma assessora da Câmara Municipal de Bujari.

O partido Progressistas declara que oferecerá a vereadora Eliane Rosita todo o apoio inclusive com assessoria jurídica para dar ao infeliz acontecimento a punição justa e necessária.

Essa é uma agressão a todas as mulheres acreanas.

Aguardamos e confiamos no posicionamento do partido ao qual o agressor faz parte bem como da Câmara Municipal do Bujari a respeito das medidas que serão tomadas diante da absoluta falta de decoro político e parlamentar.

GLADSON DE LIMA CAMELI

Presidente Estadual Progressistas

MAILZA ASSIS DA SILVA
Presidente de Honra

Socorro Neri – Deputada Federal

Zezinho Babary – Deputado Federal

Gerlen Diniz – Deputado Federal

Maria Antônia – Deputada Estadual

Manoel Moraes – Deputado Estadual

Nicolau Junior – Deputado Estadual

José Bestene – Deputado Estadual

Continuar lendo

Cotidiano

ICMbio convoca mais técnicos para atuar no Acre e três Estados; veja lista

Publicado

em

O ICMBio publicou neste fim de janeiro mais uma chamada com servidores do concurso de 2022. Serão sete técnicos ambientais convocados para atuar no Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.

Os novos servidores vão atuar nos Núcleos de Gestão Integrada (NGI) Alto Tarauacá-Santa Rosa do Purus, no Acre; Reserva Biológica do Abufari, no Amazonas; NGI Trombetas, no Pará; NGI Porto Velho, Base Avançada Porto Velho e NGI Guajará-Mirim, em Rondônia.

Eles terão até o dia 22 de fevereiro para tomar posse e, depois desta, 15 dias para entrada em exercício.

A lista completa com os convocados e a lista de documentos e exames de admissão pode ser acessada aqui

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.