Menu

Produtividade do arroz de sequeiro cresce 4,8% no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre não produz arroz irrigado, mas a produtividade do arroz de sequeiro está crescendo apesar da área de cultivo permanecer a mesma nas safras 2021/2022/23. O plantio já começou para aproveitar as chuvas e o Acre possui atualmente 3,7 mil hectares cultivados em arroz e a projeção é que a produtividade 4,6 mil toneladas para 4,8 mil ton nesta próxima colheita.


A produtividade salta de 1.249 quilos por hectare para 1.309kg/hec entre uma e outra safra. Ou seja: a capacidade de produção cresce 4,8%.

Publicidade

O arroz de sequeiro – também chamado arroz de terras altas – é produzido principalmente no norte do país. Inicialmente foi muito utilizado para abertura de novas áreas (devido ao baixo investimento e por suportar acidez do solo) e para recuperação de pastagens degradada.


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul explica que no arroz irrigado a terra é mantida submersa na maior parte da estação de crescimento do arroz, retirando-se a água somente alguns dias antes da colheita. No ecossistema de terras altas ou sequeiro, como também é chamado, o plantio é realizado de maneira que a terra não permaneça submersa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido