Categories: Acre Notícias Política

Marina Silva diz que vê mundo interessado na Amazônia

Por
Folha de São Paulo

O Brasil intensificará a proteção da Amazônia sem condicionar suas ações à ajuda internacional. Foi o que disse, neste sábado (12) a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, integrante da equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva à COP27.


Cotada para assumir novamente o ministério, Marina Silva (Rede) descreveu essa luta como uma “prioridade estratégica”, após quatro anos de governo Bolsonaro marcados, segundo destacou, por um aumento acentuado do desmatamento e das queimadas na maior floresta tropical do planeta.


Durante um encontro com a imprensa, em Sharm el-Sheikh, onde é realizada a COP27, ela estimou que o Brasil dará “o exemplo” em escala mundial ao perseguir uma meta de reflorestamento de 12 milhões de hectares. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, é esperado na próxima semana no encontro.


Marina Silva estimou que a visita de Lula, prevista para terça-feira (15) em Sharm el-Sheikh, demonstrará que “o Brasil está recuperando sua posição de parceiro do meio ambiente no sistema multilateral”.


Ela assegurou que o país agirá “por seus próprios meios” no combate ao desmatamento, sem condicionar seus esforços à retomada da ajuda internacional, suspensa por muitos países por causa das políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que favoreceu a agroindústria às custas da floresta amazônica.


No entanto, ela disse ter ficado satisfeita com o fato de a Noruega e a Alemanha terem anunciado, após a vitória de Lula, que estavam prontas para retomar o seu apoio financeiro, cortado em 2019, logo após a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, e disse que o Brasil buscaria parceiros adicionais.


Marina Silva insistiu na necessidade de criar uma estrutura específica para coordenar a ação climática entre os diferentes ministérios do futuro governo.


A Amazônia é o maior sumidouro de carbono do mundo, essencial para o combate às mudanças climáticas, mas agora está muito frágil e, segundo um estudo publicado em março, está se aproximando de um “ponto de inflexão” mais rapidamente do que o esperado.


COP no Brasil


O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá aproveitar a sua presença na Conferência do Clima (COP27), no Egito, para anunciar a criação do cargo de Autoridade Nacional do Clima e apresentar um convite para que uma das próximas COPs, possivelmente a de 2025, aconteça no Brasil, disseram à Reuters fontes que acompanham a cobertura.


A proposta da criação da ANC -inspirada no modelo adotado pelo governo norte-americano de Joe Biden, que colocou neste posto o ex-senador John Kerry- já havia sido levantadada durante a campanha presidencial, e foi endossada por Lula ao ser apresentada por Marina Silva como uma de suas propostas ao declarar apoio à candidatura petista.


Respeitada internacionalmente em temas ambientais, a deputada eleita por São Paulo e ex-ministra do Meio Ambiente é atualmente, de acordo com fontes da campanha petista, um dos nomes cotados para o cargo, previsto para coordenar os esforços interministeriais ligados ao tema.


Share
Por
Folha de São Paulo

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024