Os vereadores de Cruzeiro do Sul aprovaram na noite desta quinta-feira, 3, as contas do ex-prefeito do município, Vagner Sales, relativa ao ano de 2015, e do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro, de 2017, mas ainda não definiram data da eleição da mesa diretora nem votaram o orçamento de 2023 do município, que ainda não foi enviado ao legislativo pelo prefeito Zequinha Lima.
Tanto Vagner quanto Ilderlei estão inelegíveis, de acordo com a Justiça Eleitoral. Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, houve um indicativo de rejeição dessas contas dos dois ex-gestores por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Mas em seguida, as contas foram aprovadas por 11 votos a favor e duas abstenções e foram aprovadas agora pelos vereadores”, informou a Assessoria da Câmara.
Em novembro de 2020, o Tribunal de Contas do Estado rejeitou a prestação de contas de Vagner Sales, correspondente ao último quadrimestre de 2016. No despacho, a conselheira Maria de Jesus determinou a instalação de um processo de tomadas de contas especiais para apurar as irregularidades cometidas e a responsabilização também do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro, que sucedeu Sales na prefeitura do município.
O relatório do Ministério Público de Contas (MPC), apontou um gasto extra no valor de R$ 253 mil de pagamentos de subsídios pagos aos gestores públicos que exerciam cargos de confiança e a aplicação de multa contra o ex-prefeito Ilderlei Cordeiro por não ter encaminhado os balanços contábeis da gestão passada no prazo previsto.
A auditoria detectou ainda a ausência de inventário de bens móveis e imóveis do patrimônio do município e a não aplicação dos 60% da recursos do Fundeb no pagamento dos professores da rede municipal e o descumprimento constitucional dos 25% dos recurso arrecadados na Educação.
A Câmara Municipal só poderá entrar em recesso de fim de ano depois que votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. O documento ainda não foi enviado da prefeitura para a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul para apreciação e votação dos vereadores.
A LOA é a lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nela, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.
Com relação à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, ainda não há uma data prevista para a votação. O atual presidente, Franciney Melo, deve disputar o cargo com os vereadores Antônio Cosmo e Elter Nóbrega.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…