A Prefeitura de Rio Branco, através da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza durante este Dia de Finados em todos os cemitérios da capital, uma ação de fiscalização contra o trabalho infantil.
O aproveitamento de crianças e adolescentes para limpeza de túmulos é algo considerado normal no Acre. Ocorre que o trabalho infantil é crime se acordo com a lei.
“Esta é uma ação da campanha contra o trabalho infantil, para descobrir crianças em situação de vulnerabilidade social para que a gente possa tomar as providências , já que o trabalho infantil é crime e não é permitido”, afirma Rila Frezze, diretora de direitos humanos da prefeitura.
Apenas no período da manhã, a fiscalização descobriu pelo menos seis casos de trabalho infantil no São João Batista. Rila conta o que irá acontecer a partir de agora.
“Quando a gente identifica, fazemos a abordagem e depois preenchemos um cadastro, encaminhamos para a rede de atenção e proteção da Criança e do Adolescente e aí a família ou responsável por essa criança vai receber uma visita para que possamos verificar como é a situação desse menor”, explica.