Enquanto apenas 15 capitais adotaram passe livre no transporte público para que a população pudesse votar no 1° turno das eleições em 2 de outubro, todas resolveram adotar a medida para o 2° turno e tornaram gratuita a tarifa de ônibus.
No dia 30 de outubro, o Brasil determinará quem ocupará o cargo da presidência do Brasil e de governadores de 12 estados.
Todas as 26 capitais e o Distrito Federal anunciaram a isenção de tarifa.
A última a fazer o anúncio foi Goiânia. Nesta quarta-feira (26), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que vai acatar a recomendação do TRE-GO e oferecer gratuidade durante todo o domingo.
São Paulo e Belo Horizonte foram as únicas capitais que, após não liberarem a gratuidade no 1° turno, seguiriam a posição para o segundo, mas voltaram atrás na decisão ainda nesta segunda-feira (24).
Nesta sexta-feira, porém, a Justiça determinou que Minas Gerais garanta a gratuidade da tarifa nos ônibus em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte neste domingo.
Um levantamento atualizado pelo Idec neste sábado (29) identificou ao menos 378 cidades brasileiras que vão adotar a gratuidade do transporte público no domingo de eleições.
A decisão de ofertar o transporte de graça foi autorizada inicialmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, na terça-feira (18), e acompanhada pela maioria dos demais ministros na noite desta quarta-feira (19).
Na decisão, o magistrado afirmou que a medida visa garantir condições para que o direito ao voto seja exercido, citando a “desigualdade social extrema no país” e contexto de “empobrecimento da população”.
A medida, assim como no primeiro turno das eleições, foi solicitada pela Rede Sustentabilidade, que integra a coligação do candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), e alvo de críticas do Partido Liberal, do candidato Jair Bolsonaro.
No primeiro turno da eleição, no dia 02 de outubro, 15 capitais ofereceram transporte gratuito para todos os públicos (Rio de Janeiro, Curitiba, Maceió, São Luís, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Porto Velho, Palmas, Boa Vista, Florianópolis, Goiânia, Rio Branco, Porto Alegre), duas ofereceram apenas para grupos específicos (Vitória e Macapá) e duas ofereceram desconto nas passagens (Natal e Cuiabá).