Categories: Cotidiano Notícias Política

Palestra de Ricardo Macau encerra semana de Direito da Uninorte

Published by
Saimo Martins

A Semana Acadêmica do Curso de Direito encerrou nesta quarta-feira, 26, na Maison Borges, com a palestra do professor e Doutor Ricardo Macau, com o tema “O Duplo Controle da Legislação Brasileira: Controle de Constitucionalidade x Controle de Convencionalidade”. A aula tinha o objetivo de melhorar o aprendizado na formação acadêmica e profissional dos acadêmicos do Centro Universitário Uninorte.


No palco da casa de eventos, o professor de Direito Constitucional e Internacional dos Cursos Damásio e Clio, Ricardo Macau fez uma análise do Direito Constitucional , criado em 1970. Segundo ele, é necessário fazer uma atualização. “É preciso modernizar, hoje é tudo digitalizado, antes era de papel”, explicou.


Macau também falou das relações internacionais do Brasil com os demais países. “É o principal instrumento para as relações com os demais países”, comentou.


Sobre a palestra, o controle de constitucionalidade caracteriza-se, em princípio, como um mecanismo de correção presente em determinado ordenamento jurídico, consistindo em um sistema de verificação da conformidade de um ato em relação à Constituição. Já o controle de convencionalidade é o nome dado à verificação da compatibilidade entre as leis de um Estado com as normas dos tratados internacionais firmados e incorporados à legislação do país.


Bastante emocionada, a coordenadora do evento, Aline Eliamen, destacou sua felicidade na realização do evento. “A gente superou as expectativas, só temos a agradecer aos envolvidos”, declarou.


O pró-reitor do Centro Universitário Uninorte, Juliano Cavalcante, se mostrou contente com a realização do evento aos acadêmicos e disse que os jovens devem se qualificar mais ao mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade de mostrar o que é repassado na sala de aula também aqui nas palestras. Não tenho dúvidas que foi um sucesso”, declarou.


Ícaro Chaim, coordenador do curso de Direito do centro universitário, disse que o evento está superando as expectativas, principalmente em relação aos conhecimentos repassados pelos palestrantes parceiros no evento.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

EMURB recebe máquinas para acelerar os serviços de tapa-buracos na capital

A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco - EMURB, recebeu na manhã desta terça-feira…

30/04/2024

Deputado é vaiado por defender Gladson e ex-prefeito acusado de ameaçar desembargador

O deputado Marcus Cavalcante (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 30, para…

30/04/2024

Kayky Brito mostra sua recuperação, motorista comenta e é alvo de ataque

Kayky Brito atualizou os fãs sobre seu estado de saúde nesta segunda-feira, 29 de abril,…

30/04/2024

Com 40 anos de carreira, qual é o valor da fortuna de Madonna?

A cantora Madonna está no centro de todos os holofotes no Brasil. Nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

CNJ apura omissão de juiz após promotor comparar advogada a cadela

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apurar a…

30/04/2024

Incomodado, Gladson busca saber o que a Socorro quer: “a última palavra é minha”

"NÃO está nada decidido. Eu vou dar minha posição depois de tudo esclarecido. Primeiro, quero…

30/04/2024