Com uma profissão pouco glamourizada, mas essencial para vida de todos, neste sábado, 22, é o Dia do Gari.
Rio Branco possui mais de 500 garis e margaridas que trabalham na coleta diária do lixo domiciliar, varrição, limpeza em geral dos bairros, canteiros, praças, espaços verdes e vias públicas. Mensalmente, esses profissionais recolhem aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos da cidade.
A data foi comemorada com uma grande festa, tendo como alto a famosa corrida de rua, além de um café da manhã especial, sorteio de mais de 300 brindes, um super animado concurso de dança e apresentação da banda da polícia militar.
Com disposição para retirar todo o lixo urbano da capital, os trabalhadores mostraram muito fôlego na corrida, mas já sabem que tem que respeitar o campeão.
Ismael Carlos, pelo segundo ano consecutivo, foi o mais rápido e conquistou o título de novo em 2022. “Esses dias eu vinha treinando quando dava, três vezes por semana. Estou muito feliz com a conquista”, afirmou.
A margarida mais rápida e vencedora da corrida foi Jamily Santos. O prefeito Tião Bocalom afirmou que sua gestão valoriza os profissionais e citou, inclusive, o aumento no salário dos garis.
“Sem dúvida que os garis têm o que comemorar porque estão sendo tratados com respeito e carinho. Nós subimos o salário da prefeitura para R$ 1,4 mil reais, o que obrigou as empresas a chegar a este valor com o auxílio alimentação”, disse Bocalom.