Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre não tem exploração madeireira em áreas de proteção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Análise do Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex) referente ao período entre agosto de 2020 e julho de 2021 mostra que não foram encontradas no estado do Acre explorações em áreas restritas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas.


Nesse período, um total de 10.886 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado do Acre. A área mapeada foi pelo menos 2 vezes menor do que a verificada no período anterior (27.455 hectares em 2019/2020).

Anúncios


De forma inédita, foi possível distinguir a exploração autorizada da não autorizada, e foi verificado que 100% da exploração mapeada no estado apresentou algum tipo de autorização para a operação. A maior parte das explorações ocorreram em imóveis rurais cadastrados (94%).


Os municípios acreanos com maior exploração madeireira foram Porto Acre, Feijó, Sena Madureira, Acrelândia e Bujari.


Dois Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE) apresentaram explorações mapeadas, o PAE Porto Dias, que tem como principal renda o Manejo Florestal Comunitário e o PAE Canary, que é ligado à Floresta Estadual do Antimary.


Avaliação da Legalidade

Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Acre foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom) e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex).


Os dados são disponibilizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC). A validação de algumas áreas de exploração foi feita pelo próprio órgão estadual. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.


A Rede Simex é formada por quatro organizações ambientais: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido