Categories: Cotidiano Notícias

MPAC e outros órgãos elaboram plano para atendimento a indígenas em Manoel Urbano

Published by
Assessoria

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Manoel Urbano e do Núcleo e Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), promoveu, entre os dias 5 e 7 de outubro, uma oficina para elaboração do plano de ação para proteção dos direitos da população indígena daquele município.


Estiveram presentes o promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, o prefeito de Manoel Urbano, Raimundo Toscano, além de representantes do Natera, das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cidadania e Assistência Social e ainda de órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), organizações da sociedade civil, além das forças de segurança do município.


A oficina foi um desdobramento de uma reunião ocorrida em julho, motivada pela denúncia de que a população indígena estava sendo desassistida ao buscar atendimentos de saúde, assistência social e educação na rede pública municipal, com os casos sendo encaminhados para a Funai e DSEI. Naquela ocasião, foi esclarecido que os atendimentos deveriam ser realizados também pelo Município, sendo proposta a elaboração de um plano de ação e fluxo de atendimento.



Na oficina, os participantes apresentaram as principais dificuldades encontradas, assim como as propostas de soluções conforme os serviços existentes no município, resultando, ao final, na elaboração de um plano de ação com diversos itens visando garantir o atendimento à população indígena.


“Estamos construindo um trabalho conjunto, onde serão ofertados diversos serviços à população indígena que estiver transitando pelo Município de Manoel Urbano, que antes era colocada à margem da legislação e dos serviços públicos essenciais, principalmente no que se refere à saúde, educação e assistência social”, destacou o promotor de Justiça Daisson Gomes.


Ainda como parte da programação, o Natera, DSEI, CIMI, Funai e Sesacre realizaram uma visita às margens do Rio Purus, no município de Manoel Urbano, com o objetivo de dialogar com indígenas que estavam presentes no local, para ouvi-los, destacando a importância do Ministério Público enquanto órgão garantidor dos seus direitos e parceiro da população indígena.


Agência de Notícias do MPAC


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira…

03/05/2024

Socorro Neri detalha ataques internos supostamente feitos por aliados dos Bestenes

A deputada federal Socorro Neri, que convocou entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (3) para…

03/05/2024

Gêmeas siamesas de acreana que compartilham coração nascem em Brasília

Nasceram na manhã desta sexta-feira, 3, às 7h46, no Hospital Materno Infantil (HMI) de Brasília,…

03/05/2024

Ida de mãe e irmã de Davi à delegacia em Salvador envolve tentativa de extorsão

Elisângela e Raquel Brito, mãe e irmã de Davi, campeão do BBB 24, chamaram atenção…

03/05/2024

Mani Reggo, ex de Davi, mostra resultado de reforma em sua barraca de lanches; veja

O nome de Mani Reggo foi muito falado enquanto o "Big Brother Brasil 24" rolava,…

03/05/2024

Socorro Neri denuncia PP por violência de gênero e se retira das eleições 2024

A deputada federal Socorro Neri convocou coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3) para denunciar o…

03/05/2024