Categorias: AcreNotícias

Denúncias de irregularidades em provas de concurso chegam ao MP

Por
Leônidas Badaró

No final da manhã desta quarta-feira, 19, o Ministério Público do Acre (MPAC) recebeu candidatos do concurso realizado no último domingo, 16, para provimento de cargos para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Os candidatos apresentaram supostas provas de irregularidades durante a realização das provas, onde mais de 30 mil candidatos fizeram o concurso.


Os candidatos elencaram no documento diversas irregularidades. “Deram uma única folha para preenchimento do gabarito, a redação foi na mesma folha, sendo no verso, que na parte do gabarito, já tinha assinado as três vezes como pedia. Outro problema foi a questão da assinatura feita na redação, que não pode ocorrer, pois exclui o candidato do certame, mas mesmo assim teria sido exigido pelo fiscal de salas”. Os problemas teriam ocorrido nas salas, 402, 404, 410 e 411 no prédio da Estácio Unimeta, que estavam concorrendo ao cargo de psicólogo.


Os candidatos denunciaram ainda que em outros locais de provas, foram registradas irregularidades como como adentrar ao ambiente da sala portando telefone celular ligado, relógio, conforme fotos anexadas, que não foi o cumprido o requisito previsto no Edital da presença dos três últimos candidatos ao final da aplicação da prova para assinatura da ata, além de manifestações de cobrança de matérias não previstas no conteúdo programático do Edital ao cargo de agente administrativo, nível médio, além de que os fiscais não tinham crachá de identificação nominal.


Os denunciantes afirmaram ainda ao MPAC que a banca escolhida pelo concurso, IBFC, possui um histórico de problemas em concursos públicos em outros estados do país.


Nem o governo do estado, que contratou a banca, nem a IBFC se pronunciaram ainda oficialmente sobre as denúncias.


Com o recebimento das supostas irregularidades, o MPAC vai proceder com o andamento das investigações que podem culminar até com o pedido de anulação das provas.


Compartilhe
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025