O roubo de cabos que ligam a rede elétrica a semáforos causou uma situação de caos nas principais ruas e avenidas de acesso à zona central da cidade nos últimos dias, com a ocorrência de engarrafamentos e acidentes.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, somente nesta semana, até esta sexta-feira (14), 15 furtos haviam sido registrados e semáforos localizados em pontos estratégicos ficaram por horas desativados causando grande confusão no trânsito.
Sem ninguém para controlar o trânsito, os acidentes são inevitáveis, por sorte, até agora, apenas com danos materiais.
As equipes responsáveis pela manutenção de semáforos e demais sinalização de trânsito da RBTRANS têm trabalhado duro nos últimos dias, existindo casos de semáforos que fiação foi reposta e o ladrões voltaram a furtar. A prefeitura já teve um prejuízo de quase R$ 50 mil, só com a reposição de cabos e alguns acessórios.
Os ladrões são velhos conhecidos da polícia, em sua maioria, cerca de 90% composta por moradores de rua, que são usuários de drogas e furtam os cabos para vender e sustentar o vício.
Há vídeos mostrando alguns deles em ação, o que servirá de provas em caso de prisões. Eles também estão atacando em áreas afastadas do centro, como na BR-364. No conjunto Tucumã, vez por outra, um dos semáforos amanhece apagado e sem funcionar.