A prefeitura de Mâncio Lima já garantiu a mecanização agrícola em 390 propriedades e segue avançando no preparo gratuito da terra para os produtores do município. Nesta etapa do programa de mecanização, 150 agricultores dos Virgíneos, Santo Antônio, Pé da Terra e Caetanos serão beneficiados.
A mecanização é executad por meio de parceria da prefeitura e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Produção Agronegócio – SEPA. Cada produtor rural tem direito a duas horas de mecanização e 30 litros de combustível. Além disso a gestão também garante mudas e insumos.
“Esse projeto é bom para todos nós porque o óleo diesel está caro e nem todos tem condições de comprar. A gente espera é que ano que vem dobre o número de famílias contempladas e possa atendente outras comunidades”, aponta o produtor rural, Kennedy Dias Nogueira.
As ações proporcionam aos agricultores a possibilidade de aumentar e diversificar a produção da mandioca, café e frutas e fazer consórcio das culturas. E há vários exemplos de sucesso.
Na Comunidade dos Virgíneos, distante cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, um grupo de oito irmãos está revolucionando o modo de fazer agricultura familiar. O grupo produzia farinha de mandioca e agora cultiva também melancia.
Em uma área da plantação é de duas hectares plantaram e já colheram mil e quinhentas unidades chegando aos mercados locais ao preço de R$ 15. A meta é colher duas mil melancias e lucrar mais de R$ 30 mil só este ano.
“A gente produzia farinha mas a melancia é boa de trabalhar, estamos tendo o apoio da prefeitura e do Governo do Estado o que é fundamental porque nem sempre temos recursos para comprar os insumos e pagar a hora do arado. Estamos nos organizando para plantar 10 mil covas no ano que vem e vender em outros municípios”, disse José Aldevir Rodrigues Pereira, produtor rural.
O chefe do Escritório da SEPA em Mâncio Lima, Adermanda Cavalcante, cita que o projeto fortalece a agricultura familiar.
“A mecanização é o carro chefe para o produtor rural e somando os esforços é possível sim melhorar a vida do homem do campo e fortalecer a agricultura familiar”, destacou.
Para Alana Souza, secretária de Agricultura de Mâncio Lima, parceria já altera o cenário agrícola do município. “A melancia tem se expandido e tem uma ótima aceitação no mercado. Estamos investindo na distribuição de insumos, aragem das terras e disponibilizando técnicos em campo. O que estiver ao nosso alcance vamos fazer para aquecer a nossa economia, melhorar a vida dos produtores e colocando o nosso município em destaque na área agrícola”, finalizou
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…