A DEPUTADA FEDERAL Jéssica Sales (MDB), pense duas vezes, antes de aceitar convite para compor o primeiro escalão do novo governo do Gladson. Qualquer governo é uma máquina de moer imagens. Você quer fazer algo, não tem recursos, e acaba com a imagem arranhada.
Conheço vários exemplos de quem entrou num governo e saiu com a reputação esmagada, porque não teve recursos para cumprir um cronograma traçado, e acabou saindo como incompetente. Com quase 21 mil votos, é nova, e tem todo um futuro político pela frente. Na política, um passo em falso pode ser fatal.
FICAR SOLTA
SE DE FATO a Jéssica Sales quer disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul daqui há dois anos, ela tem que ficar liberada, para começar a agir de agora em diante.
PESQUISAS APONTAM
TODAS as pesquisas deram no primeiro turno o Lula na frente do Bolsonaro, e isso aconteceu. Não num patamar mais alto, mas aconteceu. No segundo turno todas as pesquisas voltam apontar uma vitória do Lula.
DOIS LADOS DA MOEDA
TEM de esperar o resultado da eleição para presidente, para se ter a noção de como ficará o quadro estadual. O Gladson governar com o Lula, não terá tanta facilidade; governar com o Bolsonaro é um cenário mais cômodo.
PELA PRIMEIRA VEZ
PELA PRIMEIRA vez um prefeito conseguiu atingir todos os bairros da capital com mutirões de limpeza, e isso aconteceu agora na gestão do prefeito Tião Bocalom.
MANDATO DESCANSADO
O governador Gladson pode no seu novo mandato viajar para onde quiser, o tempo que quiser, quem não terá problemas com a sua vice. A Mailza sabe o seu lugar.
COM MAESTRIA
JUSTIÇA SE FAÇA, o secretário de Educação, Abson Carvalho, comandou com a maestria de um profissional, a vitoriosa campanha da Socorro Neri para Federal.
PINTA DE CANDIDATO
O EX-CANDIDATO ao Senado, Jenilson Leite (PSB), não tirou o pé do acelerador e continua com agendas de agradecimento. Caso queira disputar a PMRB em 2024, ele tem de criar pautas positivas para ficar na mídia, pois, ficará 2 anos sem mandato. É o seu dilema.
VOLTA PARA A BERLINDA
CASO o Bolsonaro ganhe a eleição o ex-senador Jorge Viana (PT) vai ter que dar uma bela submergida; só voltará para a berlinda dos holofotes, se o Lula ganhar.
EMENDAS NÃO VÃO FALTAR
PARA O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, emendas parlamentares não vão faltar nos últimos dois anos de mandato. O senador Petecão (PSD) o tem na lista dos que pretende beneficiar, pela sua sinceridade. Foi um dos prefeitos que não lhe enganou. Sempre disse que era Mara Rocha e o apoiaria num segundo turno.
ACHA QUE TEM CHANCE
O EX-CANDIDATO a deputado federal Ralph Fernandes, que recebeu uma mixaria para tocar a campanha e ainda assim teve boa votação em Rodrigues Alves; vai continuar a briga pela ponte (hoje a travessia do rio é der balsa) e poderá disputar a prefeitura do município.
CABEÇA DO CORREINHA
O ALVO no PSDB passou a ser a cabeça do presidente Correinha; já existem grupos internos se articulando para tomar o partido. Está dormindo com o inimigo.
FOI MUITA INGENUIDADE
O PRESIDENTE Correinha pecou pela sua boa fé em acreditar que, o governo iria lhe ajudar a montar chapas fortes para deputado federal e estadual. Foi ingênuo.
SAIU ESTREMECIDA
PESSOA que acompanhou de perto a candidatura do médico Fábio Rueda (União Brasil) a deputado federal, revelou ao BLOG estar a sua relação com o senador Márcio Bittar (União Brasil) estremecida após a derrota.
NÃO É MAIS O MESMO
O PCdoB é hoje uma caricatura política do que era há 20 anos. Quando se falava em militância política aguerrida, a primeira citação que vinha era o PCdoB. Hoje, o PCdoB esvaziou, e se resume na prática ao casal Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida.
VOTOS CONSCIENTES
O deputado eleito Eduardo Ribeiro (PSD) trabalhou na campanha em cima os votos da classe média, onde não prolifera a descarada compra de votos. E deu certo.
META É A PMRB
ENTRAR no futuro governo do Gladson como secretário, se projetar e disputar a PMRB em 2024, com a benção da máquina estatal. É a meta do Minoru Kinpara, segundo quem o conhece bem de perto. Faz sentido.
ALIANÇA PARA 2024
O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) não esconde de ninguém a aliança com o prefeito Tião Bocalom, para lhe apoiar na reeleição; inclusive, com a destinação de emendas parlamentares, para que deslanche a gestão.
SEPULTADAS PELA COMPRA
CANDIDATURAS promissoras a deputado estadual, como Jeferson Pururuca (PSD) e Romano Gouveia (PSD) foram trituradas pela compra de votos. Perde o parlamento, que poderia ter no debate dois bons quadros políticos.
COMPLETAMENTE LIVRE
O GOVERNADOR Gladson Cameli tem tudo para ficar livre de pressões, para escolher o seu novo secretariado, nenhum político pode bater no peito e dizer que se elegeu por sua causa ou pelo seu partido.
NOME PROJETADO
RODRIGO DAMASCENO (PODEMOS), foi um nome que se projetou na última disputa, com boa votação em Tarauacá; o que o credencia a disputar a prefeitura do município em 2024.
VAI VIR FORTE
OUTRO que pode vir forte para disputar a prefeitura de Senador Guiomard em 2024, é o ex-vereador Gilson da Funerária.
PARA VALER
VOZES mais independentes no futuro Parlamento estadual devem ficar por conta dos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Emerson Jarude (MDB), Michelle Melo (PDT) e Antonia Sales (MDB). Pelo menos, é o que se apresenta de cara.
FRASE MARCANTE
“É melhor ser dono de uma moeda do que escravo de duas”. Ditado grego.