Menu

Pesquisar
Close this search box.

O enigmático caminho político das urnas

NINGUÉM se meta a entender a cabeça do eleitor, pois pode ficar pirado. Quando tudo aponta para vitória de um candidato, as urnas trazem um desfecho diferente. A última eleição municipal foi uma prova evidente. A então prefeita Socorro Neri (PP) -foto- tinha uma gestão bem avaliada, as pesquisas mostravam isso, é quando as urnas abriram o eleitor colocou o Tião Bocalom na prefeitura da capital. Nesta eleição, a Socorro entrou para uma disputa mais difícil, tendo que enfrentar bem mais do que uma centena de alguns cardeais da política e de muito tempo na estrada. Em nenhuma relação, em nenhuma conversa se colocava a Socorro como mais votada no cômputo geral. O mais longe que se via era ser apontada como a que teria a maior votação do PP. Não só foi a mais votada do seu partido, mas também a campeã de votos para a Câmara Federal. O que coloco em discussão mais uma vez é que, ninguém manda no voto do eleitor. Tanto é assim que os principais caciques da política acreana perderam. E, a cabeça do eleitor pode mudar completamente de uma eleição para outra. Mas, indo para a vitória da Socorro Neri (PP), não só ganharam as mulheres com a sua ida para a Câmara Federal. Aliás, ela se junta a Meire Serafim (UB) e Antônia Lúcia (Republicanos), eleitas no estado para federal. Mas foi também a vitória de alguém preparada para representar o Acre em Brasília. E, fica a lição: ninguém se atreve a saber o que passa na cabeça do eleitor. São caminhos enigmáticos.


GLADSON, TÔ AQUI!
VIROU MODA. Dessa vez quem se ofereceu para ser secretário de estado no próximo governo do Gladson, foi o candidato derrotado a federal, Minoru Kinpara (PSDB).


NÃO FICA ELEGANTE
COM O CURRÍCULO que possui, o Minoru Kinpara; ex-reitor UFAC, não fica elegante esse tipo de oferecimento. Secretário de estado não se convida, ele é convidado.


DIREITA TOMOU CONTA
NENHUM candidato a deputado federal do campo progressista se elegeu. Os oito deputados federais da nova bancada são todos de direita e conservadores.


PODEM PEDIR AS CONTAS
Os prefeitos do PT Jerry Correia, Fernanda Hassem e Isaac Lima, podem pedir as contas; porque já foi deliberado que, após a eleição do segundo turno serão expulsos.


RESISTIU AO CANTO DA SEREIA
NESSA DEBANDADA de prefeitos do PT para os braços do poder, o único que resistiu ao canto da sereia foi o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, que ficou fiel.


DEU PARA AVALIAR
O GOVERNADOR Gladson não terá muito trabalho em montar o seu novo secretariado. Ao longe desta gestão que se encerra, já sabe quem foi ou não foi competente.


DADA COMO CERTA
A POLÍTICA tem caminhos tortuosos. Pela campanha organizada, a volta do deputado Neném Almeida (PODEMOS) para a ALEAC era dada como certa. A sua derrota ficou na conta das surpresas desta eleição.


CAUSANDO DESGASTE
A rua principal de acesso ao Jardim Tropical se encontra há dois meses em obras, causando transtornos a quem acessa o bairro e desgaste para a imagem do prefeito Tião Bocalom. E, não se vê qualquer movimentação na obra.


FALHO NO REDUTO
RIO BRANCO sempre foi o principal reduto político do senador Sérgio Petecão (PSD). Nunca esteve nas suas contas de campanha a baixa votação que teve na capital.


A POLÍTICA E SUAS REVIRAVOLTAS
QUEM É QUE imaginava o senador Sérgio Petecão (PSD) sair de mais votado do Acre, para uma votação irrisória. E, não cometeu nenhum escândalo que justificasse essa queda na votação. A política costuma ter reviravoltas.


BASTAVA OLHAR
A CHAPA de candidatos da federação PT-PV-PCdoB, tirando os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Daniel Zen (PT), bastava dar uma olhada para ver que era fraca. Para complicar, receberam mixaria para a campanha. Ainda foi sorte eleger o Edvaldo Magalhães.


COMPRAR VOTOS É UMA ARTE
UM VELHO amigo político, comentando ontem sobre a eleição, disse que, a criminosa prática de comprar votos, é uma arte que nem todos dominam. E, não adianta ter dinheiro, aduziu. Faz sentido. Nesta eleição, os três candidatos mais ricos, perderam a briga por mandatos.


O INJUSTO FUNDO ELEITORAL
O FUNDO ELEITORAL foi um carrasco para os candidatos que não receberam repasses de seus partidos. De cara, isso privilegiou quem recebeu. Quem não recebeu e não tinha recursos próprios, virou mero figurante na disputa.


CONVERSA PROVÁVEL
NÃO ACONTECEU ainda a conversa. Mas tudo indica uma aliança dos grupos Maria Antônia-Dêda e da ex-prefeita Leila Galvão, para a disputa da eleição municipal. Leila foi a segunda mais votada para deputada em Brasiléia, e a Maria Antônia a terceira.


ABSTENÇÃO MAIOR
NA eleição deste segundo turno para presidente deve acontecer no estado uma abstenção grande. A chegada das chuvas e não ter candidato regional para dar transporte ao eleitor, são dois fatores a influenciar na quebra no número de votos.


NÃO FICARAM NO OSTRACISMO
PERDERAM a eleição, mas não vão ficar no ostracismo político. Os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil), ainda terão 4 anos de mandato.


DONO DO PEDAÇO
QUEM saiu desta eleição como o dono do pedaço em Xapuri, foi o deputado Moraes (PP). Além de se reeleger com expressiva votação, ele viu seu adversário regional; deputado Antônio Pedro (União Brasil), não se reeleger.


ANTIPATIA CONTINUA
A ANTIPATIA popular ao PT, no estado, continua forte como na eleição de 2018. A nova derrocada petista na eleição deste ano, é uma prova que, permanece o sentimento. Mas a política vive de ciclos, se passa uma temporada em alta e outra em baixa. Sempre será isso.


TUDO NO LULA
O PT no estado joga tudo na vitória do Lula para tentar se recuperar politicamente. Se o Bolsonaro se reeleger, o PT continuará na escuridão política por estas bandas, por mais um longo período e sem uma luz no fim do túnel.


PODERIA TER DOIS DEPUTADOS
O JORGE VIANA (PT) poderia ser hoje um deputado federal. E, o Marcus Alexandre (PT) deputado estadual. Não tiveram a humildade de reconhecer que, bater o governador Gladson, líder nas pesquisas, seria difícil.


FRASE MARCANTE
“Todas as alianças políticas se dão por conveniência”. Máxima da política mineira


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.