Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Infecção urinária: 82% das acreanas dizem conhecer os sintomas dessa doença

Um estudo feito pela empresa Famivita com mais de 2,4 mil mulheres entre 8 e 17 de junho de 2022 mostra que as acreanas estão bem informadas sobre os sintomas da infecção, uma vez que 82% responderam tem esse conhecimento.


Entre as mulheres dos 18 aos 24 anos, 21% desconhecem os sintomas da infecção urinária. Em Alagoas, 30% das mulheres não sabem quais são os sintomas da infecção.


Já no Rio de Janeiro, em São Paulo, 18% e 15%, respectivamente, desconhecem a informação. E em Santa Catarina, o percentual cai para 11% das entrevistadas que não conhecem os sintomas da infecção urinária. infecção urinária é geralmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário.


Os sintomas mais comuns da infecção urinária são: dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente de urinar, urinar em pouca quantidade, urina muito escura e com cheiro forte, e febre baixa constante. Ainda, em alguns casos mais graves, pode aparecer sangue na urina.


Durante a gravidez é comum ter pelo menos um episódio de infecção urinária, pois as alterações que ocorrem no organismo da mulher, durante esse período, favorecem o desenvolvimento de bactérias no trato urinário. A infecção pode ser tratada facilmente com antibióticos. Porém, se a gestante não iniciar o tratamento corretamente, a infecção pode se agravar e causar alguns riscos para o bebê, como parto prematuro ou aborto, por exemplo.


Por isso, apesar de ser facilmente tratada, as gestantes devem ficar de olho a qualquer desconforto urinário incomum. Pois, conforme constatamos em recente estudo, 16% das brasileiras não sabem que uma infecção urinária não tratada pode trazer riscos para o bebê. Principalmente as mulheres mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com 21% das participantes.


Sair da versão mobile