Menu

Acre tem mais um caso suspeito de monkeypox e chega a 28 notificados, informa saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Intervenções Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs), notificou nesta quarta-feira, 5, mais um caso suspeito de monkeypox, em Rio Branco.


Já são 28 casos notificados no estado, sendo um confirmado, 23 descartados, 3 suspeitos e um com perda de seguimento. É considerada perda de seguimento o caso que não tenha registro de vínculo epidemiológico; aquele em que o paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; que teve resultado inconclusivo, ou ainda aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.

Publicidade

O que é a doença

A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Foi considerada emergência de saúde pública global em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Sintomas

Erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.


O que fazer em caso de suspeita

O atendimento para casos suspeitos está disponível em qualquer unidade básica de saúde (UBS) ou de pronto atendimento (UPA). A rede conta com insumos para coleta de amostras das leões cutâneas para análise laboratorial.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido