Candidato ao governo do Acre pelo PSOL, o professor universitário Nilson Euclides da Silva tem 58 anos, é casado com Rosimeire e tem dois filhos. Ele é formado em ciências sociais pela Universidade Federal do Acre e tem mestrado e doutorado em Ciências Políticas pela PUC de São Paulo. A tese que lhe rendeu o título de doutor foi sobre um estudo que realizou sobre os governos da Frente Popular do Acre, grupo político que comandou administrativamente o Estado por 20 anos.
Nilson, que é candidato a cargo político pela primeira vez, foi professor de ciências sociais na Uninorte e no extinto Iesacre, onde formou vários jornalistas renomados em atividade na imprensa acreana. Atualmente é professor titular da cadeira de ciências políticas da Universidade Federal do Acre.
CURIOSIDADES
Nilson torce para o time do São Paulo e sua comida favorita é Bacalhau. Seu hobbie favorito é assistir filmes. Sua música favorita é Blowin’ In The Wind, cantada por Bob Dylan, seu cantor favorito. Euclides tem como leitura favorita o livro Crime e Castigo, do autor russo Fiódor Dostoiévski. Seu filme favorito é Veludo Azul, do diretor David Lynch, de 1986, e sua série preferida é O Alienista, de 2020, que tem duas temporadas.
O professor tem como frase favorita uma citação de Che Guevara: “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”. Sobre uma qualidade, Euclides aponta a sinceridade e um defeito é a ansiedade. Seu signo é gêmeos e sua religião é católica apostólica romana.