Menu

A balsa para Manacapuru sairá da Gameleira às 18 horas!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não adianta chorar, berrar, gritar, cuspir, dar beliscões ou espernear. Ou vão de livre e espontânea vontade ou serão arrastados até o porto da Gameleira, no segundo distrito de Rio Branco, exatamente às 18 horas.


No momento em que o Tribunal Regional Eleitoral (TER) anunciar os eleitos, os perdedores, que são maioria, deverão se encaminhar para o embarque na sofrida e dolorosa viagem até Manacapuru (AM). Entre choros, revoltas e lamentos todos devem ir, sem exceção. Não é opcional, é a lei.


Ir a Manacapuru tem duas alternativas, como um cão sendo puxado por uma carroça preso a uma corda. Poderá ir arrastado ou feliz da vida acompanhando a caravana. Portanto, a escolha é vossa. Há aqueles que já fizeram a viagem outras vezes e conhecem o caminho, mas cada viagem é diferente da anterior.


Este ano, em função da longa estiagem, o rio Acre encontra-se em péssimas condições para navegação. No trecho entre o porto da Gameleira e o final da Cadeia Velha está praticamente intrafegável. Porém, a chegada das primeiras águas deverá ajudar a desencalhar a balsa lotada de candidatos desclassificados nas urnas.


“Padre Kelmon, o senhor não tem medo de ir para o inferno não”. (Soraya, candidata a presidente do Brasil no debate da Globo)


Alan Rick, a um passo do Senado


Se nada mudar nas próximas 48 horas, o deputado federal Alan Rick (União Brasil) será o próximo senador do Acre por oito anos. O governo aperta o cerco em torno do apoio à candidatura de Ney Amorim para tentar uma virada.


Boa divulgação


Alan Rick e Jéssica Sales foram os deputados federais que melhor divulgaram seus mandatos. Apareceram na mídia sempre positivamente praticamente toda a legislatura. O resultado vem agora.


Ovo na galinha


Não adianta no momento nenhuma especulação sobre quem será o próximo presidente e secretário da Mesa Diretora da Aleac. Tem muita gente contando com o ovo na galinha.


Suellen Carlos


A odontóloga e acadêmica de medicina Suellen Carlos, candidata a deputada federal na chapa do PSD, tem recebido muitos apoios nessa reta final de campanha. Pode haver surpresas.


A chapa tucana


Minoru Kimpara, Sérgio Barros, Lana Vaz, Normando Sales são os principais puxadores de votos da chapa tucana. Ou vai ou racha ou lasca a tampa da caixa.


Venceu o debate


O governador Gladson Cameli (PROGRESSISTA) foi o vencedor do debate mesmo não tendo comparecido. Não perdeu nada. Sua ausência levou os demais a se engalfinhar no mar de mágoa. Gladson lá teria apanhado além da conta.


Chapa da morte


A chapa do PROGRESSISTAS para deputado estadual é considerada a mais complicada. Isto porque com cinco deputados estaduais fortes deverá eleger apenas três. Nicolau Júnior será o mais votado.


Sem exageros


As chapas do MDB, Republicanos e União Brasil deverão eleger apenas um deputado federal na chapa. Talvez o União faça dois na sobra dos votos.


E se…


E se o Jorge Viana tivesse disputado o Senado? E se o Jenilson Leite tivesse na chapa do Jorge para governador ou mesmo senador? E se… ressentimento é um péssimo tempero no caldeirão da política.


Começam as reclamações


Já tem cardumes de eleitores que foram chamados a participar de listas de candidatos reclamando que o dinheiro não apareceu. Temem uma loba. Alguns ameaçam denunciar à Justiça Eleitoral se a grana não aparecer.


Lula X Bolsonaro


Para quem gosta de baixaria o debate na Globo foi muito bom. Pancadaria para todo lado. Destaco a pergunta da candidata do União Brasil, Soraya ao padre Kelmon (que de padre não tem nada): “O senhor não tem medo de ir para o inferno não, padre”.