Célio de Logun, presidente pai da Federação de Religiões de Matriz Africana do Acre – FEREMACRE, disse ele nota nesta quinta-feira, 29, que o despacho encontrado próximo ao Palácio Rio Branco se trata de um presente ofertado aos Ibejis, que na religião Católica são Cosme e Damião.
A federação destacou que na última terça-feira, 27, haviam sido encontrados elementos de uma oferenda na Praça do Palácio de Rio Branco, porém, nada tem haver com o período eleitoral. “É uma oferenda encontrada na praça próxima ao Palácio Rio Branco, se trata de um é um presente ofertado aos Ibejis, que na religião Católica são Cosme e Damião, cultuados em nossa religião e, para esses gêmeos, entregamos doces, pedindo saúde e longevidade conforme a nossa crença.
O pai Célio destacou ainda que como qualquer outra religião, eles são livres para manifestar sua fé. “Temos direito a expressar nossa fé em locais públicos, cumprindo nossos rituais de forma respeitosa, conforme nos garante a Constituição brasileira. Portanto, esse ato religioso de oferendar não tem cunho político ou tem a finalidade de prejudicar a qualquer pessoa”, declarou.