Menu

Rio Branco concentra 62% de todos os crimes eleitorais denunciados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Rio Branco reúne 62% de todas as denúncias de crimes eleitorais no Estado do Acre em 2022. Até esta segunda-feira (26) a plataforma Pardal, destinada a receber e encaminhar queixas de ilícitos eleitorais nesta campanha, já recebeu 83 denúncias registradas em nove municípios: Tarauacá, Acrelândia, Assis Brasil, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Jordão, Rio Branco, e Xapuri.


Rio Branco tem 50 ocorrências. Em seguida aparecem Xapuri, com 13 denúncias e Brasiléia, com 9. Tarauacá aparece com 4 e os demais tem 1 queixa cada um.

Publicidade

O Pardal entrou em ação no dia 16 de agosto, com o início da propaganda eleitoral voltada às Eleições 2022 e com as candidaturas oficializadas.


As denúncias são cadastradas no Portal e distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado. Vale destacar que a apuração de todas essas irregularidades compete ao MP Eleitoral.


O Pardal funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral tais como compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido