Conecte-se agora

Gladson ficará ao lado de JV: veja como fica a distribuição das posições no debate da TV Acre

Publicado

em

Faltando pouco mais de uma hora para o início do debate da TV Acre, afiliada da Rede Amazônica e Rede Globo no Acre, na noite desta terça-feira, 27, a distribuição das posições dos candidatos ao governo já está definida.

O ac24horas teve acesso a sequência de posições onde o governador Gladson Cameli (PP), candidato a reeleição, ficará centralizado ao lado do também candidato professor Nilson Euclides (PSOL). Cameli ainda terá ao seu lado o candidato do PT, Jorge Viana, que será ladeado pela candidata do MDB, Mara Rocha. Na outra ponta do cenário estarão Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil).

A sequência da esquerda para direita ficará da seguinte forma: Petecão, Bittar, Nilson, Gladson, Jorge e Mara.

O debate vai ao ar a partir das 21:30, após a transmissão da novela Pantanal. O debate terá 4 blocos. No primeiro e no terceiro as perguntas deverão ser sobre temas de livre escolha dos candidatos. No segundo e no quarto bloco, os temas serão determinados por sorteio. Também no quarto bloco os candidatos terão um tempo para as suas considerações finais.

No primeiro e no segundo bloco todos os candidatos terão de ser perguntados ao menos uma vez. Cada candidato fará sempre a pergunta a alguém ainda não falou. No terceiro e no quarto bloco cada candidato poderá ser escolhido pra responder a, no máximo, duas perguntas. Neste caso, é possível que algum candidato fique sem responder perguntas no bloco.

Participam do debate eleitoral os candidatos cujos partidos têm representatividade no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei Eleitoral. O encontro será mediado pelo repórter da Rede Amazônica, Fábio Melo.

Os tempos do debate serão:
30 segundos para pergunta;
1 minuto e 30 segundos para a resposta;
1 minuto para a réplica;
1 minuto para a tréplica.

Acre 01

Sesacre notifica caso suspeito de meningite bacteriana em criança de nove anos

Publicado

em

informou na tarde desta terça-feira (29) que uma criança de 9 anos, do sexo masculino, deu entrada no sábado, 26, no Pronto-Socorro de Rio Branco, com suspeita de meningite. A notificação foi registrada pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar da unidade.

Em nota, a Sesacre diz que o líquor (fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro) do paciente é sugestivo de meningite bacteriana, aguardando o resultado de cultura que será realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen.

Assinado pela enfermeira Helena Catão, responsável pela área técnica das meningites no estado, o comunicado também diz que pela gravidade do caso, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança. No sábado, 26, e domingo, 27, já foi realizada a quimioprofilaxia dos contatos domiciliares.

“Na segunda-feira, 28, foi feito o contato com a direção da escola para o levantamento dos contatos escolares mais próximos do caso, os quais também receberam a quimioprofilaxia. O caso está em monitoramento, sendo que a vigilância epidemiológica está sendo realizada pelo município de Rio Branco”, reforça a nota.

De acordo com a Sesacre, no Acre foram notificados até setembro 51 casos suspeitos de meningite. Desses, nove foram confirmados, sendo seis em Rio Branco, um em Cruzeiro do Sul, outro em Manoel Urbano e o último em Porto Walter. Um óbito também foi confirmado pela doença na capital.

Sobre a doença

Trata-se de uma inflamação grave, que atinge a membrana da meninge, responsável por revestir o cérebro e a medula espinhal. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a enfermidade é considerada endêmica no Brasil.

Sintomas da meningite

Os sinais da inflamação variam conforme o tipo da doença e a faixa etária do paciente. Os principais sintomas são forte dor de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço, com dificuldade de encostar o queixo no peito. Outros sintomas comuns são febre, hipersensibilidade à luz, manchas vermelhas no corpo, sonolência excessiva e confusão mental.

Em casos graves, os infectados também podem ter convulsões. Bebês e crianças ainda apresentam irritabilidade, estufamento da moleira, dificuldade para mexer o pescoço e moleza no corpo.

Vacina

O Ministério da Saúde (MS) ampliou o público-alvo para ações de imunização em 2022. Desde setembro, a vacina contra a meningite ACWY é ofertada temporariamente para adolescentes de 11 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) dos municípios.

Continuar lendo

Acre 01

Acre tem a 8ª maior taxa de inadimplência do Brasil, segundo último levantamento da Serasa

Publicado

em

O mais recente levantamento da Serasa, divulgado em setembro passado, indica que o crescimento da inadimplência no Brasil teve leve aceleração naquele mês, com aumento de 411 mil novos inadimplentes frente aos 340 mil registrados entre os meses de julho e agosto.

Crescendo pelo nono mês consecutivo, o indicador de inadimplência aponta 68,39 milhões de brasileiros com o nome restrito. Nesse cenário, o Acre aparece com a 8ª maior taxa de inadimplência do país e a 4ª quando considerados apenas os estados da Região Norte.

Segundo levantamento mensal, já são pelo menos 400 mil consumidores devedores no estado. A inadimplência significa o não pagamento de uma conta ou dívida. Além do Acre, outros quatro Estados da Amazônia Legal estão no “Top 10” com maior número de inadimplência registrada.

Os Estados da Amazônia Legal que dividiram o ranking com o Acre foram: Amazonas (51,50%), na primeira posição; Amapá (50,76%), em segundo lugar; Mato Grosso (48,70%), na quinta posição; e Roraima (46%), na 7ª posição. Todos estavam acima da média nacional, de 42,22% da população que deixou de pagar algum compromisso.

Na comparação com o levantamento do mês de agosto, o número de inadimplentes no Acre aumentou, já que, anteriormente, o Estado ocupava a 9ª posição, com 43,77%, ou seja, 396 mil pessoas. À época, o ranking ainda era liderado pelo Amazonas (51,44%), seguido do Amapá (50,79%), Mato Grosso (48,78%) ainda na quinta posição, e Roraima (46,17%) no sexto lugar.

Dados divulgados nesta semana pelo Banco Central (BC) sobre a tomada de crédito no país confirmam os dados da Serasa e mostram que a taxa de inadimplência está subindo, enquanto a fatia da renda que famílias brasileiras destinam ao pagamento de dívidas bateu em 28,7%, o patamar mais alto desde 2005, início da série.

Os indicadores em alta dificultam o crescimento da economia, por reduzir a capacidade de consumo das famílias. Preocupada com isso, a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vem trabalhando num programa de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil.

De acordo com reportagem do jornal O Globo desta terça-feira (29), o projeto Desenrola Brasil ainda é incipiente, mas a ideia é focar nas famílias mais pobres, podendo ser voltado a quem ganha até três salários-mínimos, e incluir, além de contas de água, luz e outros serviços, redes de varejo e bancos.

Este ano deverá ser o segundo seguido em que a maior fatia da segunda parcela do 13º salário, paga em dezembro, será usada para a quitação de dívidas, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Até 2020, a principal parcela desses recursos ia para o consumo.

Continuar lendo

Acre 01

Após reclamações do público, governo põe tenda em arquibancada da Concha Acústica

Publicado

em

Após uma série de problemas ocorridos na transmissão do primeiro jogo do Brasil na copa, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do governo do Acre resolveu colocar uma tenda na arquibancada da Concha Acústica, no Canal da Maternidade, na manhã desta segunda-feira, 28.

Além disso, a transmissão do jogo, que havia sido feita pela internet na primeira vitória da seleção, agora é feita por meio digital com uma antena sincronizada diretamente à TV Globo, emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa.

Assista ao vídeo:

play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre 01

Acreanos vibram com segundo gol do Brasil em transmissão da Copa no Via Verde Shopping

Publicado

em

Centenas de acreanos que decidiram assistir a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 no Via Verde Shopping, em Rio Branco, vibraram bastante com o segundo gol do time brasileiro contra a Sérvia na tarde desta quinta-feira (24).

Jovens, adultos e crianças se reúnem de forma pacífica na Praça de Alimentação do estabelecimento, onde foi montado um telão para a transmissão dos jogos.

As cores verde e amarela predominam e gritos de guerra fazem parte da comemoração. O segundo gol foi marcado no segundo tempo por Richarlison, o Pombo.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.