Menu

Em noite de debate, “Despacho” é encontrado próximo ao Palácio Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma cena inusitada foi vista por pessoas que passavam próximo ao Palácio Branco, no centro da capital, na noite desta terça-feira, 27, durante a transmissão do debate entre os candidatos ao governo promovido pela TV Acre, afiliada à Rede Globo e Rede Amazônica. Enquanto os candidatos debatiam, fotos de um “despacho” se espalharam pelas redes sociais, aos fundos do Palácio, na praça próximo ao Museu dos Autonomistas.


O ac24horas procurou saber com religiosos de matriz africana que não quiseram se identificar sobre o que se tratava de uma oferenda com doces e uma vela branca. De acordo com a pessoa consultada, o item não se tratava de um despacho, mas sim de uma oferenda em homenagem pelo dia de São Cosme e Damião, que são celebrados no mês de setembro pelo calendário antigo no dia 27, e pelo calendário recente, no dia 26, e é uma data esperada especialmente pelas crianças, já que é um momento que marca o pagamento de promessas, por meio da entrega de doces. Porém, a data vai além da prática, ela lembra a história dos santos e o sincretismo religioso no Brasil.

Publicidade

Nas religiões do candomblé e da umbanda, e a entidade homenageada seria o Erê, e provavelmente pela vela ter tonalidade branca e rosa seria um pagamento de alguma promessa em um local de grande circulação de pessoas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido