Conecte-se agora

Candidatos do Prouni podem se inscrever na lista de espera a partir desta terça-feira

Publicado

em

Os estudantes que não foram selecionados nas duas primeiras chamadas do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem se inscrever para a lista de espera no portal acessounico.mec.gov.br/prouni e disputar as bolsas ofertadas. O prazo para participar começa nesta terça-feira, 27, e vai até quarta-feira, 28.

A lista com os universitários pré-selecionados estará disponível para consulta na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro. Os candidatos selecionados devem comprovar as informações declaradas na inscrição até o dia 7 de outubro.

Prouni

O Prouni é um programa do governo federal que tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são ofertadas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica e o público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior.

Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha realizado no mínimo uma das últimas edições do Exame Nacional (Enem) e tenha alcançado pelo menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O candidato não pode ter tirado zero na prova da redação nem ter realizado o exame como treineiro.

Gabriel Victor, de 24 anos, foi selecionado para o Prouni em 2019, para cursar análise e desenvolvimento de sistemas, em Recife (PE). Ele concluiu o curso em 2021 e hoje trabalha na área. “Eu fiz meu curso com a bolsa do Prouni, a bolsa integral, 100%. E foi muito importante para mim essa bolsa, porque sem ela, eu não teria condições de pagar a faculdade. E também, eu não ia estar trabalhando no que eu estou trabalhando hoje”, explica.

O analista e desenvolvedor de sistemas afirma que, antes do Prouni, havia iniciado outro curso, mas por conta da distância e do horário não conseguiu se formar. Com o programa, ele conseguiu estudar perto de casa, foi capaz de se dedicar mais e concluir a formação no ensino superior.

Destaque 3

Alemanha vence a Costa Rica em jogo maluco, mas está eliminada da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

quinta-feira (1º de dezembro), os alemães venceram a Costa Rica por 4 a 2, mas não avançaram às oitavas porque a Espanha perdeu para o Japão no outro jogo do Grupo E.

Com o resultado, a seleção germânica se despediu na fase de grupos do Mundial pela segunda edição seguida. O Japão ficou na primeira colocação da chave, com seis pontos, seguido pela Espanha, com quatro, mesma pontuação da Alemanha, porém com saldo de gols maior. A Costa Rica ficou na lanterna da chave, com três.

O jogo

A Alemanha chegou à última rodada da fase de grupos vivendo uma situação complicada. O esquadrão comandado pelo técnico Hansi Flick não dependia apenas de si para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Era preciso, além de uma vitória sobre a Costa Rica, que a Espanha vencesse o Japão, seu algoz na primeira rodada.

Sem mais alternativas, a Alemanha foi a campo fazer sua parte e precisou de apenas dez minutos para abrir o placar. Raum cruzou pela esquerda para Gnabry balançar a rede: 1 a 0.

Os alemães seguiram dominando as ações do jogo, enquanto a Costa Rica se defendia e buscava o contra-ataque. Apesar da diferença enorme de volume de jogo entre as duas seleções, quem chegou mais perto de balançar a rede foram os costarriquenhos. Aos 42, Sule e Rudiger falharam em sequência, e Fuller saiu na cara de Neuer, que salvou a Alemanha do empate.

Se o primeiro tempo reservou poucas emoções, a segunda etapa foi eletrizante do início ao fim. Isso porque a Costa Rica deixou tudo igual logo aos 12 minutos, e o Japão virou sobre a Espanha. Ou seja, naquele cenário, se a seleção costarriquenha tomasse a dianteira do marcador, avançaria às oitavas.

A Alemanha, por sua vez, queria evitar uma nova zebra e passou a se expor ainda mais. O meia-atacante Musiala mandou duas bolas na trave, aos 15 e aos 21. Mas o princípio de retomada da seleção alemã foi freado por Vargas, que colocou a Costa Rica na frente do placar, aos 24.

O “salvador” da Alemanha na partida foi Havertz, que saiu do banco de reservas e marcou duas vezes para pôr fim ao vexame de uma nova derrota diante de uma adversário indiscutivelmente inferior. Aos 43, Fullkrug ampliou. Mas a Espanha perdeu para o Japão, e os alemães ficaram na terceira colocação do Grupo E.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Japão vira sobre Espanha, avança em primeiro do grupo e pode ficar no caminho do Brasil

Publicado

em

Por

O Japão venceu a Espanha por 2 a 1 de virada nesta quinta-feira (1°), no estádio Internacional Khalifa, pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A derrota custou aos espanhóis a primeira posição da chave, que ficou com o Japão, e teria eliminado-os caso a Costa Rica vencesse a Alemanha, o que não aconteceu.

Nas oitavas de final, o Japão enfrentará a Croácia, segunda colocada do Grupo F, na próxima segunda-feira (5), no estádio Al Janoub, às 12h (de Brasília). Já a Espanha enfrenta o Marrocos, primeiro colocado do Grupo F, na terça-feira (6), no estádio Cidade da Educação, também às 12h (de Brasília).

O caminho da chave que estão Croácia e Japão pode ser o mesmo do Brasil, caso a Canarinho confirme a primeira colocação do Grupo G na sexta-feira (2), diante de Camarões. Nesse cenário, o vencedor desta partida enfrenta o Brasil ou o segundo colocado do Grupo H nas quartas.

A configuração do Grupo E mudou diversas vezes de acordo com os placares das duas partidas simultâneas. Em um certo momento, o Japão estava passando em primeiro e a Costa Rica em segundo. Os costarriquenhos chegaram a ter a vitória parcial, mas a Alemanha venceu o jogo por 4 a 2.

Ao final das partidas, Japão ficou com seis pontos, Espanha quatro, com saldo de gols maior, Alemanha quatro e Costa Rica três, nessa ordem de classificação. Pela segunda vez seguida, a Alemanha é eliminada da Copa do Mundo ainda na fase de grupos.

O jogo

A partida começou como se esperava: a Espanha trabalhando mais a bola, e o Japão apostando em descidas rápidas. A estratégia espanhola deu certo logo de início e a equipe chegou ao primeiro gol aos 10 minutos. Morata, que começou no banco diante da Alemanha, entrou e marcou, foi titular desta vez e cabeceou a bola para as redes depois de bom cruzamento de Azpilicueta.

Mesmo com o gol espanhol, o cenário seguiu o mesmo, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros, na linha do meio campo, procurando brechas na zaga japonesa. Com essa dinâmica entre os times, o jogo ficou morno. A Espanha tentou se aproximar do gol em bolas cruzadas e chutes de longe, enquanto o Japão encaixou alguns contra-ataques, mas nenhum com grande perigo.

O Japão voltou com disposição completamente diferente para a segunda etapa, já que precisava pontuar para ter chances de classificação. Logo aos dois minutos, depois de pressionar a saída de jogo espanhola, o atacante japonês Doan, que entrou no intervalo, arriscou de fora da área, de esquerda e forte, e o goleiro Simón aceitou.

Assim como na estreia diante da Alemanha, o Japão conseguiu virar o jogo rapidamente. Aos cinco, os japoneses encaixaram um rápido contra-ataque e cruzaram na área. Depois de a bola passar sobre a linha de fundo, Mitoma cruzou novamente, e Tanaka empurrou para as redes. Inicialmente, o árbitro deu a saída da bola, mas o VAR validou o gol. 2 a 1 para o Japão em menos de seis minutos.

A tarefa japonesa estava feita, e a equipe voltou a marcar em seu campo de defesa, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros. Com a derrota espanhola, bastava uma vitória da Costa Rica sobre a Alemanha para a Roja ficar fora das oitavas de final da Copa, além de decretar a possibilidade apenas da segunda colocação.

Sabendo disso, o técnico Luis Enrique prontamente mudou o time e colocou Carvajal, Asensio e Ferrán Torres. As mexidas forçaram o comandante japonês, Hajime Moriyasu, fechou a casa totalmente e tirou o um atacante para reforçar o sistema defensivo.

A partir dos 35 minutos, a Espanha tocou a bola na intermediária japonesa, que compactou seus 11 jogadores em menos de 30 metros. Depois de muito rondar a área japonesa, a Espanha terminou o jogo sem conseguir empatar – o que a faria garantir o primeiro lugar do grupo e daria o segundo lugar à Alemanha.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 3

Marrocos vence Canadá com dois gols e avança às oitavas em primeiro lugar do grupo F

Publicado

em

Por

Em um grupo com Croácia e Bélgica, segunda e terceira colocadas na Copa do Mundo de 2018, quem surpreendeu e avançou na liderança foi o Marrocos, que venceu o Canadá por 2 a 1 nesta quinta-feira (1), pela última rodada do Grupo F. A Croácia ficou com a segunda vaga, enquanto a Bélgica está eliminada.

Nas oitavas de final, Marrocos terá pedreira certamente. O adversário será conhecido ainda nesta tarde, com o fechamento do Grupo E. As quatro seleções possíveis são: Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica. O duelo das oitavas ocorrerá na próxima terça-feira (6), às 12h.

Nesta quinta, o Marrocos precisava apenas de um empate para garantir a classificação. A missão ficou mais fácil logo com três minutos de jogo, com o gol de Ziyech.

Marrocos continuou melhor na partida e não demorou para ampliar. Aos 22, En-Nesyri recebeu dentro da área e finalizou para o fundo da rede. ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, Aguerd marcou contra e deu emoção ao jogo.

Na etapa complementar, o Canadá cresceu de produção e acumulou chances desperdiçadas. Na melhora delas, aos 25 minutos, Hutchinson cabeceou no travessão, a bola pingou em cima da linha e saiu.

Continuar lendo

Destaque 3

Croácia segura empate, elimina Bélgica e avança no 2º lugar do Grupo F da Copa

Publicado

em

A Croácia empatou por 0 a 0 com a Bélgica nesta quinta-feira (1º de dezembro), no estádio Ahmed Bin Ali, pela 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo, e se classificou para as oitavas de final do torneio. A partida que envolveu duas das quatro melhores seleções do Mundial da Rússia foi intensa e aberta, mas não teve mudança no placar. O resultado sacramentou o adeus dos belgas no torneio disputado no Catar.

Garantida nas oitavas de final, a Croácia vai enfrentar o primeiro colocado do Grupo E da Copa do Mundo – Espanha, Japão e Alemanha brigam por esta vaga na chave. A seleção croata entrará em campo pelo mata-mata do Mundial do Catar na próxima segunda-feira (5), às 12h. A liderança do Grupo F ficou com Marrocos, que fez sete pontos na chave, dois a mais que os croatas.

O jogo

Bastaram apenas oito segundos de partida para que a Croácia criasse a primeira chance do jogo: na saída, Modric lançou Perisic, que cortou para dentro e finalizou para fora. Na sequência, a Bélgica conseguiu incomodar os croatas. Aos 12, De Bruyne puxou contra-ataque e serviu Mertens, mas o atacante bateu por cima. Na sequência, o inglês Anthony Taylor anotou pênalti de Carrasco em Kramaric. Porém, após checagem no VAR, o árbitro anulou a marcação por impedimento do zagueiro Lovren na jogada.

O ritmo da partida caiu depois do início movimentado. A Croácia, com Modric comandando as ações, buscou entrar na defesa adversária trocando passes. Do outro lado, a seleção belga tentava retomar a bola para sair em velocidade, além de utilizar lançamentos para buscar as costas dos defensores croatas. Na reta final, o primeiro tempo acabou sem chances claras para os dois lados.

A Bélgica voltou para o segundo tempo com Lukaku na equipe, que logo com dois minutos de uma cabeçada perigosa. Na sequência, a seleção croata respondeu com duas boas chegadas, com Kovacic e Modric, que fizeram Courtois trabalhar. Aos 15, os belgas conseguiram a melhor oportunidade no jogo: De Bruyne passou para Carrasco, que foi travado ao finalizar na área; no rebote, Lukaku acertou a trave da Croácia.

Acuada, a Croácia conseguiu diminuir o ímpeto belga nos minutos seguintes, e a partida ficou aberta. Aos 41 minutos, Meunier desviou uma bola na área, a redonda bateu em Lukaku, mas não tomou o caminho do gol. Três minutos depois, foi a vez de Thorgan Hazard cruzar para o camisa 9, mas o artilheiro se enrolou com a bola e não conseguiu empurrar para as redes. 0 a 0 no Ahmed Bin Ali e Croácia classificada.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.