A tradicional Parada do Orgulho LGBT retornou às ruas de Rio Branco neste domingo, 25, após dois anos sem evento por conta da pandemia de Covid-19. Entre bandeiras coloridas e muita música, a festividade reuniu uma multidão que seguiu do Skate Parque para o Show da Diversidade na Concha Acústica.
Em sua 15° Edição, a festa contou com apresentação de Sandra Melo e banda e da sensação nacional vinda do Rio de Janeiro, a DJ Nanda Machado. A festa pregou alusão à luta contra a LGBTfobia e a busca e defesa dos direitos desta população.
Segundo o secretário Geral da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino, ao menos 10 mil pessoas estiveram no evento. “Essa é uma importante manifestação em busca dos direitos de tantas bandeiras, é um resgate as nossas lutas e a nossa história, estamos unindo aqui diversas pessoas e sonho”.
Para Márcio Oliveira, que participa da iniciativa pela segunda vez, é um momento de encontro e de união, em um lugar de representatividade para a comunidade. “Não poderia deixar de prestigiar esse momento que é tão importante para nós, que mostra nossa força em busca de mais segurança, do direto de amar e estar protegido em todos os lugares”, contou.
A segurança ficou por conta da Polícia Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do SAMU, do Detran e da RBtrans.