Menu

Pesquisa usa armadilhas para capturar mosquitos transmissores da leishmaniose em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisadores estão instalando armadilhas em algumas regiões de Rio Branco para investigar a presença do mosquito transmissor da Leishmaniose Tegumentar.


A busca está sendo realizada em pontos do bairro Apolônio Sales, considerado região periurbana da cidade. As equipes da Universidade Federal do Acre e da Secretaria Municipal de Saúde instalou armadilhas luminosas tipo CDC no interior de casas, nos quintais e em áreas de mata próximas às residências. O objetivo [e capturar flebotomíneos, os mosquitos transmissores das Leishmanioses.

Publicidade

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença negligenciada endêmica no Brasil, com os maiores percentuais de casos registrados na região Norte, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará.


No Estado do Acre, no período entre 2010 e 2020, foram registrados 9.936 casos (média de 903,2 casos/ano), sendo o município de Rio Branco, considerado uma área endêmica.


“Conhecer as espécies de flebotomíneos que circulam na região, principalmente em áreas periurbanas, é fundamental para planejar e implantar estratégias de prevenção e controle”, comentou Janis Lunier, responsável pela área técnica de entomologia da Secretaria de Saúde de Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido