Menu

Pesquisar
Close this search box.

A balsa está próxima de ancorar na Gameleira 

CHEGAMOS na parte mais perigosa de uma campanha para quem disputa as vagas de governador, senador, deputado federal e deputado estadual: a reta final. O candidato pode ter feito tudo certinho até o momento, mas se falhar nos compromissos assumidos neste final, pode perder tudo o que investiu. 


Geralmente, políticos profissionais, deixam para jogar tudo nesta reta, virar o jogo ou garantir o que já foi conquistado. Estamos chegando também próximo de saber se as pesquisas para governador e senador foram confiáveis ou se foram embaladas por interesses estranhos. Para os que não conseguirem se eleger, vai restar o choro do surubim e uma penosa viagem de balsa até a distante Manacapuru. 


Mas, eleição sempre será festa e choro. Solene, sisuda, a balsa já navega para ancorar na gameleira, na espera da fila numerosa dos derrotados.


NÃO PODE SER COINCIDÊNCIA


PODE, se alguém quiser, duvidar do alto número de intenções de votos atribuídos pela pesquisa do IPEC, ao Gladson Cameli (PP); mas não há cancha para se duvidar que, ele lidera a corrida ao Palácio Rio Branco. Disso nem os adversários duvidam.


NOS DOIS CENÁRIOS


NÃO VEJO clima para um dos adversários lhe tomar a a frente nesta reta final; e havendo segundo turno, também, o Gladson Cameli (PP) entrará na dianteira.


ME RESERVO AO DIREITO


E PELA MINHA experiência em campanha, me reservo ao direito de não acreditar que o candidato ao governo, senador Sérgio Petecão (PSD), terá apenas 5% dos votos.


ATENDIMENTO NOTA 10


FUI ontem tomar uma vacina na UPA do Segundo Distrito. Do primeiro atendimento ao último, foi nota 10 por parte dos funcionários. Faço o devido registro. Sinal que, as coisas andam bem na pasta da Saúde, na PMRB.


SAIU DAS PAUTAS NEGATIVAS


SE MEDE muito a atuação de um prefeito pelas críticas que recebe. Criticado em massa no começo da gestão, já não se vê essas críticas ao Bocalom, sinal que melhorou a sua aceitação. E, não faltam notícias vindas da SECOM.


APOSTA NO VOTO SILENCIOSO


SEGUNDO colocado em todas as pesquisas registradas até o momento, o candidato ao governo Jorge Viana (PT) joga as suas fichas no chamado “voto silencioso”, que geralmente não manifesta sua opinião e que costuma pregar peças nas urnas. Garra não faltou até aqui ao JV.


NINGUÉM ACREDITA


DENTRO da federação PT – PV – PCdoB, todos acreditam piamente que haverá segundo turno, e que o Jorge Viana (PT) estará na disputa pela oposição.


CHAPA APERTADA


A LÓGICA é a de eleger dois deputados estaduais. E, estão nesta briga mais direta, no REPUBLICANOS, o Gélen Diniz, Clodoaldo Rodrigues, Eber Machado, Jairo Carvalho. Claudinha e Jamil Asfury. Fora as zebras.


VIRA COELHO


NA DISPUTA para deputado estadual não adianta largar na frente, ter prefeito apoiando; o que vale voto é manter uma campanha linear do início até a reta final.


TÁBUA DE PIRULITO


COM oito candidatos regionais a deputado estadual, fora os candidatos de fora que montaram base no município, os votos de Brasiléia estão mais furados que tábua de pirulito. 2.500, deve ser a média do mais votado. Lá, se trava uma das disputas mais virulentas.


ROMANO GOUVEIA


PELAS postagens que recebo, o candidato a deputado pelo PSD, Romano Gouveia; entra pela noite fazendo campanha nos bairros, sem problemas. Sua campanha está estruturada na periferia. Romano está no jogo.


BRIGA POR DUAS VAGAS


Israel Milani, Antônia Lúcia, Keiliane Cordeiro, Roberto Duarte, estão na guerra travada no REPUBLICANOS, por prováveis duas vagas para deputada federal.


BOLA OU BURICA


EXISTEM DUAS vertentes nesta eleição a governador: ou os institutos de pesquisas confirmam nas urnas os números divulgados para governador e senador; e se não for confirmado, sairão desmoralizados. Estamos perto de saber, qual das duas vertentes prevalecerá.


NA POLÍTICA, UM ERRO PODE SER FATAL


PRATICAMENTE só, o candidato ao Senado, Jenilson Leite (PSB), chegou aos dois dígitos nas pesquisas. Se ele tivesse sido candidato apoiado por um partido grande; o que conquistou até agora teria dobrado, e ele estaria disputando nas cabeças a única vaga de senador.


OPINIÃO QUE MAIS ESCUTO


A SOCORRO NERI deve puxar a votação e com alta chance de ficar com a primeira vaga; e disputando a segunda Gérlen Diniz, José Adriano e Samir Bestene. É a opinião que mais escuto sobre a disputa na chapado PP para deputado federal. Fora desse quadro, seria zebra.


PROBLEMA QUE ENTRAVA O PDT


A CHAPA DO PDT para deputado federal, com perspectiva de ter votos, se limita aos candidatos Jesus Sérgio e ao Orleilson Cameli. Para eleger um federal, vai depender dos dois terem uma votação estourada.


BANCADA DOS ANTIGO


NA AVALIAÇÃO de um político que conhece como poucos os corredores da disputa de deputado estadual, um mínimo de doze atuais parlamentares deve manter o mandato. Estariam apenas doze vagas em disputa.


VAGAS ABERTAS


SÓ DE VAGAS abertas por deputados que não disputarão a reeleição são cinco, o Roberto Duarte, Meire Serafim, Jonas Lima, Jenilson Leite e Gerlen Diniz.


JEFERSON PURURUCA


UM DOS CANDIDATOS a deputado estadual do PSD que chega com uma campanha redonda nesta reta final, é o Jeferson Pururuca. Quem chega bem, normalmente, se elege. Pururuca é primeiro suplente de deputado.


SANTO DE CASA


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) disse confiar mais nas pesquisas internas que tem em mãos, do que nos números divulgados por outros institutos. E, que por isso aumentou ainda mais seu volume de campanha. 


MULHER DE QUALIDADE


Não basta ser mulher para entrar na política; mas ser mulher com qualificação. E, nos quesitos qualificação e combatividade se enquadra a candidata a deputada estadual, vereadora Michelle Melo (PDT). Tem ainda o plus de ser uma das revelaçōes políticas da Câmara Municipal de Rio Branco. A sua campanha embalou na capital é no interior. Quanto mais mulheres no parlamento, melhor para a política.   


FRASE MARCANTE


“Todo sapato bonito um dia se torna chinelo”. Ditado chinelo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.