Categories: Blog do Crica Notícias Política

O sarapatel político de Brasiléia

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

PARA QUEM NÃO conhece a gastronomia regional, o sarapatel é um prato com a mistura de várias vísceras. É um menu com fama de indigesto. E, virou o cardápio político do dia em Brasiléia, com a declaração feita ontem de apoio da prefeita Fernanda Hassem (PT) à reeleição do governador Gladson Cameli (PP). Ficou uma situação meio complicada para explicar, mas vamos deixar para o leitor decifrar. 


A Fernanda Hassem é do PT. Resolveu apoiar o Gladson, que é do PP. Até aí, nada demais, é do jogo político. Só que, a sua sogra Vanda Milani (PROS), que teve seu grupo expurgado do governo, é candidata a senadora na chapa do candidato a governador, senador Sérgio Petecão (PSD). E, tem mais um componente neste sarapatel: o candidato ao Senado na chapa do Gladson, é o ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS). 


E vamos seguir: já imaginaram a cena da prefeita Fernanda Hassem (PT), nas ruas de Brasiléia, pedindo votos para o Gladson Cameli (PP); e, nestas mesmas ruas, a sua nora Vanda Milani (PROS), pedindo votos para o Sérgio Petecão (PSD) ao governo, como é que vai ficar a cabeça do eleitor?


Quem deve estar rindo de toda a confusão é o governador Gladson Cameli (PP), que saiu ganhando e causou uma grande confusão na oposição. E, ainda atingiu diretamente seu feroz adversário para o governo, Jorge Viana (PT). Não atingiu diretamente o senador Sérgio Petecão (PSD); mas mexeu com a composição interna da sua campanha, da qual a candidata a senadora Vanda Milani (PROS), é um dos pilares.


 Até a votação, pode aparecer boi voando.


NÃO SE PERDE O QUE NUNCA SE TEVE


O SENADOR Petecão (PSD) encarou com naturalidade o movimento político da prefeita Fernanda Hassem (PT), em Brasiléia: “Não se perde o que nunca se teve”.


SEM A MÍNIMA CHANCE


CONHECENDO um pouco do perfil da deputada federal Vanda Milani (PROS), posso afirmar sem chance de erro ser zero a hipótese, dela apoiar o governador Gladson.


A CARA DO CESÁRIO


ANO passado, quando começou a especulação de que dos quatro prefeitos do PT, apenas o Bira Vasconcelos (PT), seria fiel ao partido na eleição; o então presidente do PT, Cesário Braga, reagiu indignado e criticando o noticiário, com a afirmação; “Não é verdade, conheço meus companheiros”. Pelo visto, o Cesário não conhecia coisa alguma.


SE ROENDO POR DENTRO


CONHEÇO um pouco do ex-governador Jorge Viana (PT), é provável que não se pronuncie agora sobre a debandada dos três prefeitos do PT para a canoa do Gladson Cameli, mas no momento certo deve fazê-lo.


MOVIDAS POR DINHEIRO


ESQUEÇAM todas as composições políticas feitas até este momento. O não cumprimento financeiro pode levar então apoiadores, a mudar para outras candidaturas. Todas as alianças são movidas a dinheiro.


MAIOR BALELA


É A MAIOR balela se falar que, uma liderança política decidiu apoiar um candidato por ideologia, pelo Plano de Governo, pelo bem do estado ou município, a maioria esmagadora dos acordos envolve muita grana. E, isso não acontece só nesta eleição; mas, também, nas disputas antecedentes. Quem move a parceria é o financeiro.


DUAS VERTENTES


O JORGE VIANA (PT) joga com duas vertentes: ganhar o governo. E, perdendo e o Lula ganhando (as pesquisas apontam neste caminho), ele ser ministro. E sendo ministro, terá influência na liberação de verbas para o estado e municípios. O JV paz e amor tem prazo de validade: o resultado final da eleição. Aguardem!


PESQUISAS NA MESA


HOJE, tem a pesquisa do ac24horas para governador e senador; e na segunda-feira; pesquisa na TV-ACRE. Relembrando, sempre: pesquisa não ganha eleição.


UMA FRENTE FISIOLÓGICA


O PT está sentindo na pele o que é disputar o governo na oposição, depois de ficar 20 anos no poder. A FPA, que era uma aliança fisiológica montada em cargos, se dissolveu em sua quase maioria. O PT ficou centrado na boa imagem política do Jorge Viana. E, somente.


MOVIMENTOS MILIONÁRIOS


NESTA RETA final, os comentários que se escutam é de que estão acontecendo investimentos milionários na disputa do Senado. O sistema para o Senado, é bruto.


CENÁRIO DO PSD


DENTRO DO PSD, o cenário comentado entre os seus dirigentes, é do senador Sérgio Petecão (PSD) chegando no segundo turno. Para isso, o volume de campanha aumentou. Pouco mais de duas semanas nos separam de ouvir a voz das urnas.


SEM OUTRO CONTEXTO


NO PT, não existe outro contexto que não seja o do Jorge Viana, levar a decisão para o segundo turno, com uma boa votação. Aliás, a única discussão na oposição, na disputa do governo, é saber quem enfrentará o Gladson Cameli, se acontecer um segundo turno. Só isso.


TUDO PELO PRIMEIRO TURNO


JÁ NA CAMPANHA do governador Gladson Cameli, o clima é o de apertar o passo para vencer a eleição no primeiro turno. Não querem correr o risco de um turno extra, que em tese seria disputar uma nova eleição.


NÃO MUDOU NADA


NOVA pesquisa do DATA-FOLHA, e o Lula ((PT) continua liderando folgado a corrida presidencial. Bolsonaro não conseguiu reverter a desvantagem até o momento.


FRASE MARCANTE


“A carestia dá gosto à carne”.  Montaigne.


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024