Marcia assina compromisso e reforça luta pela defesa da família

Pastores e lideranças evangélicas se reuniram no hotel Nobile Suítes, em Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 15, com a candidata ao Senado Federal Márcia Bittar (PL), para o ato de assinatura de uma carta-compromisso político-eleitoral de princípios em defesa dos valores da vida e da família.
Sem hesitar, a candidata ao Senado oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Acre, assinou o documento e reforçou mais uma vez o seu compromisso com a defesa da família, célula base da sociedade e dos valores cristãos. “Fico feliz com o apoio das igrejas e dos cristãos do nosso estado. Temos por princípio defender a família, não podemos deixar de lado e ter medo de defender os nossos valores. Sendo eleita, independente de qualquer situação eu vou defender a família e os nossos princípios cristãos”, disse Márcia.
Leia abaixo na íntegra os itens da carta-compromisso assinada por Márcia:
1. Comprometo-me a lutar em favor da vida e do direito do nascer e existir. Sou contra a legalização do aborto ou sua descriminalização.
2. Comprometo-me a atuar em defesa dos princípios e dos valores da família como a base e o fundamento da sociedade. Serei contra toda proposição que leve ao enfraquecimento e à não proteção da família brasileira.
3. Comprometo-me a defender a manutenção da liberdade de expressão e das práticas religiosas, sem qualquer forma de cerceamento à pregação da Palavra de Deus, expressa nas Sagradas Escrituras e na Constituição da República Federativa do Brasil, sem restrições, por meio dos meios de comunicação ou em ambientes públicos.
4. Comprometo-me contra o estabelecimento de um estado ateu, que proíba a menção do nome de Deus em documentos do governo e exija a retirada de objetos e símbolos relacionados à religião, das repartições públicas.
5. Comprometo-me em resistir contra qualquer forma de liberação de drogas ilícitas, que destroem vidas e lares e financiam a violência e a criminalidade no Brasil.
6. Comprometo-me a ser uma guerreira contra a erotização infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e contra o incentivo à prática sexual por meio de políticas públicas, em especial por meio de projetos e programas educacionais.
7. Comprometo-me a lutar contra a ideología de género nas escolas, onde creio que a função é a de transmitir o conteúdo técnico necessário à formação profissional dos jovens e que os principais responsáveis pela educação moral e sexual dos filhos são os pais e não a escola.
8. Comprometo-me a batalhar pela qualidade efetiva do ensino nacional. Precisamos de crianças e adolescentes desenvolvendo habilidades e aprendendo conteúdos relevantes para o futuro. Precisamos sair dos últimos lugares nos rankings internacionais de proficiência e eficiência educacional.
9. Comprometo-me em levantar bandeiras e liderar movimentos em favor da liberdade de informação responsável, da liberdade nas redes sociais e da transparência da coisa pública, sem cerceamento dos meios de comunicação e do acesso do cidadão às informações verdadeiras.
10. Comprometo-me com a ampliação das políticas públicas em favor do pobre, da viúva, do órfão, da criança, do adolescente, dos adultos (cura e ressocialização) e dos imigrantes.
11. Comprometo-me com o combate à violência urbana e doméstica e pelo fim de toda e qualquer forma de discriminação, preconceito e intolerância. Sou pela regulamentação das comunidades terapêuticas do Brasil pelo Ministério da Saúde.
12. Comprometo-me, em sintonia com o clamor popular, em defender as reformas administrativa e tributária, bem como as demais que são fundamentais para diminuir a carga tributária, garantir o controle fiscal, o investimento produtivo, diminuir a burocracia estatal e aumentar o grau de liberdade dos agentes econômicos.
13. Sou a favor de uma ampla reforma política, aumentando a racionalidade do ambiente e aproximando representante de representado.
14. Comprometo-me com a modernização do pacto federativo e com a redução do tamanho do Estado, ao priorizar suas funções básicas: justiça, educação básica, saúde e segurança pública.
15. Comprometo-me com a redução da maioridade penal para 16 anos
16. Comprometo-me a combater toda forma de doutrina cultural que vise destruir a igreja e a família, principalmente em ambiente escolar.
17. Comprometo-me com a manutenção da imunidade tributária das igrejas e entidades filantrópicas que tanto contribuem para a nossa sociedade.
18. Comprometo-me a ser intransigente no combate à zoofilia, à pedofilia, à legalização do suicídio, à eutanásia e ao incesto
19. Comprometo-me em defender o respeito aos povos tradicionais incluindo-os como prioridade no sistema público de atendimento, garantindo o direito à manifestação de seus ritos, culturas e tradições, desde que não coloquem em risco a vida e integridade física de quaisquer pessoas, garantindo-lhes o direito de conhecer e ter acesso a outras religiões, para que façam sua escolha, pois é direito constitucional já assegurado aos demais cidadãos brasileiros.

Na noite desta terça-feira, 28, milhares de pessoas lotam o Calçadão da Gameleira, na região do Segundo Distrito de Rio Branco, para acompanhar a cheia do Rio Acre – que registra na última medição 16,91 metros.
No decorrer do dia, o manancial acabou transbordando parte do calçadão e atraindo assim a atenção de curiosos que aproveitam o momento para observar a paisagem com amigos e familiares.
Em meio a atenção da multidão, muitos aproveitam o espaço e o público para ganhar uma renda extra. É o caso do César, 44 anos, morador do Habitasa que acabou perdendo tudo devido à enchente.
Segundo ele, há 20 anos vende churrasquinho para sobreviver e desta vez, vai juntar recursos para estruturar a vida. “Sustentar a família e para pagar aluguel, luz e comprar as coisas que perdi”, comentou.
Fotos de Jardy Lopes:

O idoso Francisco de Mendonça Filho, de 72 anos, sofreu um mal súbito e morreu na tarde desta terça-feira, 28, dentro do seu alojamento situado no módulo, no Parque de Exposição Wildy Viana, localizado na Rodovia AC-40, bairro Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações da diretora da Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH, Rila Frezee, o idoso chegou no parque Wildy Viana na tarde desta segunda-feira, 27, foi colocado no seu módulo juntamente com a sua família e estava recebendo todos os atendimentos necessário. Na tarde desta terça-feira, ele sofreu um mal súbito e ficou inconsciente.
Imediatamente familiares acionaram a coordenadora do parque que acionou a equipe médica que se encontrava a disposição dos desabrigados. A médica chegou ao local e encontrou a vítima no chão sem os sinais vitais, e iniciou às massagens cardíaca. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, quando os paramédicos chegaram ao local continuaram os procedimentos de reanimação por aproximadamente uns 30 minutos, mas o idoso não retornou seus batimentos cardíaco, restando apenas ao médico atestar o óbito.
A equipe médica do local chegou a informar a reportagem do ac24horas que Francisco sofria de hipertensão, diabetes e tinha um membro mutilado.
A área foi isolada pela Polícia Militar e o corpo foi retirado do abrigo por uma equipe contratada pela SASDH e levado até a funerária para os devidos procedimentos.
A Diretora da Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH, Rila Frezee, informou a reportagem que toda assistência será dada a família desde o funeral até ao sepultamento.

A Assembleia Legislativa do Acre aprovou nesta terça-feira (28) projeto de lei enviado pelo governador Gladson Cameli retomando o Auxílio do Bem com valor de R$ 3 milhões para pagamento de R$ 300 a cada família alagada, além da antecipação de parte do 13º salário e de um terço de férias para servidor estadual afetado e definindo auxílio financeiro para municípios do Vale do Acre enfrentarem a situação.
Nas comissões, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse que trata-se de uma cópia mal-feita da primeira versão do Auxílio do Bem, uma vez que o governo incluiu apenas a palavra “alagação”. Ele pediu mais recursos para o programa.
O Conselho Nacional de Política Fazenda (Confaz) deve debater no dia 31 de março o pedido do Governo do Acre autorizando medidas de ordem tributária, inclusive a prorrogação dos prazos para pagamento do ICMS a empresas afetadas pelas cheias.
Outro PL aprovado cria o cargo de Diretor-Geral Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

Desde que o Rio Acre alargou pela cheia em Rio Branco, as tardes na Gameleira ganharam vida com a visita da população. Milhares de pessoas têm comparecido ao local para contemplar a beleza do rio que, na maior parte do tempo, não tem sua paisagem observada por tantos olhares atentos.
Em meio a essas pessoas, no fim da tarde de ontem, 27, estava o senhor Antônio Eduardo, de 57 anos. Além de observar as águas do rio, Antônio pescava, e disse à reportagem que mais pessoas deveriam aproveitar a beira do rio. “É gostoso desestressar um pouco. Você que está preocupado com a vida ou fazendo coisas que não é pra fazer, venha aqui dar uma pescadinha. É bom ser participante disso na vida, porque na vida não sabemos o dia de amanhã, então temos que aproveitar o hoje”, defendeu.
Antônio deu dicas para o sucesso da pescaria. A linha usada por ele é a 0.80, o anzol que recomenda é de surubim, e as tardes são excelentes para a pescaria principalmente após uma chuva. A isca usada por ele é a minhoca, mas carnes também devem funcionar.
Ao lado de Antônio, uma criança acompanhada de seu pai pescava de molinete. Os pescadores também se tornaram atração de pessoas que paravam para acompanhar a prática.
O Rio Acre, segundo os pescadores, é sim, bom de peixe. A espécie mais pescada por Antônio foi o Piranambú, peixe omnívoro de abundância em toda bacia amazônica e conhecido fora do Acre como barbado-branco. Mal visto entre muitos na região, há quem diga que o Pirarambú é o urubu das águas e se alimenta de corpos em decomposição. “Não vejo problema nenhum. Qual o peixe que não come gente morta dentro da água? Todo peixe come o que encontrar, a não ser que seja herbívoro”, disse Antônio Eduardo.
Veja o vídeo:

-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
Destaque 2
Em meio à correnteza no Acre, pai salva filhos gêmeos e comove internet
-
RODOU O MUNDO
Atriz americana compartilha vídeo de resgate em alagação no Acre
-
SOLIDARIEDADE
Vídeo: Idoso é resgatado de residência com água quase no teto
-
Extra Total 2
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas