Dezenas de estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizam um protesto na entrada do campus na manhã desta quarta-feira, 14.
A bronca é por falta de apoio por parte da reitoria para que os estudantes possam participar da edição dos tradicionais Jogos Universitários Brasileiros, que este ano acontece em Brasília do dia 18 ao dia 25 de setembro.
A delegação acreana é composta de 101 atletas divididos em modalidades como basquete, vôlei, futsal, handebol e jogos eletrônicos. Apenas uma equipe não é da UFAC. De acordo com os alunos, a universidade abriu um edital para uma ajuda de custo de R$ 400 reais aos estudantes e garantiu o ônibus para o deslocamento de parte da delegação até a capital federal. Por conta da certeza da ajuda, vários alunos compraram a passagem de avião na promoção. Ocorre que em um primeiro momento, todos os pedidos de ajuda de custo foram indeferidos pela UFAC. Os alunos recorreram, vários conseguiram o deferimento, mas o dinheiro não saiu até esta quarta, um dia antes da viagem. “Isso é um absurdo. Tem aluno no SERASA já porque comprou a passagem de avião contando que ajuda de custo prometida iria sair e até agora não recebemos nenhum tostão”, afirma Bruno Brito, 23 anos, estudante de educação física e atleta de vôlei.
A outra revolta é que mais de 40 atletas que não conseguiram por falta de condições para comprar a passagem de avião, tiveram garantia de que, como acontece sempre, a UFAC iria disponibilizar o ônibus da instituição para o deslocamento dos alunos atletas. Durante uma reunião realizada nesta terça-feira, dois dias antes da viagem, os estudantes foram surpreendidos com a informação de que o veículo está quebrado e não vai ser possível a viagem. “Estamos fazendo esse bloqueio para mostrar nossa indignação, avisaram que o ônibus quebrou e não tem como os atletas que vão representar a instituição irem para os jogos e a Universidade que não quer fazer nada pela gente”, afirma Bruno.
O ac24horas procurou a UFAC. De acordo com Carlos Paula de Moraes, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, a participação dos alunos está garantida, mas apenas do número mínimo de jogadores em cada equipe, sem a presença de jogadores reservas. “Nós recebemos um indicativo da empresa que faz a revisão do nosso ônibus que uma peça poderia quebrar e essa peça não tem em Rio Branco. Nós nos reunimos e avisamos do nosso plano de um edital suplementar de extensão para liberação de um recurso que garanta a presença das equipes no JUBS. Como sofremos cortes, vamos mandar as equipes com um número mínimo e infelizmente não vamos conseguir mandar os reservas”, afirma, sem explicar se o recurso extra será para o aluguel de um novo ônibus ou para a compra de passagens aéreas.