Os milhões de reais do Fundo Eleitoral da campanha política em 2022 circulam em Cruzeiro do Sul. É grande a presença de cabos eleitorais nas ruas e bairros do município, gente que recebe diárias para pedir votos para candidatos e o dinheiro da política aquece vários setores da economia local.
As gráficas, malharias, papelarias e postos de combustível são alguns dos setores mais procurados pelos candidatos majoritários e proporcionais neste período. Segundo o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, todos lucram com a circulação do dinheiro.
“A campanha movimenta alguns setores do comércio como de gráfica, de combustíveis, papelarias, mas todos ganham com o dinheiro que circula”, diz o presidente.
As gráficas estão operando a todo vapor, com horário ampliado e contratando pessoal para produzir adesivos para carros e para uso pessoal, santinhos, bandeiras e outros adereços.
O empresário Vani Rodrigues, que tem 8 funcionários, contratou mais 4 para atender a demanda da gráfica que tem há 20 anos. A Indústria dele faz adesivos, bandeiras, santinhos e colas para o dia da eleição.
“O campeão de vendas é o santinho. Um único candidato encomendou 50 milhões de unidades”, comemora ele.
Já José Roberto Fonseca diz que teve que ampliar o horário de trabalho para atender aos pedidos.
“A gente já vinha de um movimento grande da Expoacre e entrou na campanha. Estamos trabalhando até de noite, e os adesivos de peito são os mais procurados”, conta.
A representante da Federação das Indústrias – Fieac – de Cruzeiro do Sul, Janaina Terças, diz que os recursos dos fundos de campanha são bem-vindos para a economia regional.
“Tem muita gente na rua e a indústria e o comércio são impactados de forma positiva pela movimentação política sim”, pontua Terças.
O empresário Ercinho Cameli, do ramo de supermercados, diz, no entanto, que o setor ainda espera sentir esse aquecimento. Ele diz que nem fogos pode vender mais.
“Por aqui ainda nada e eu só vi mercado lotado em Rio Branco. Nem pode mais vender fogos e o Procon já veio recolher tudo”, conta ele.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…