Menu

PL que amplia Área de Livre Comércio de Brasiléia e Cruzeiro do Sul segue parado na Câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Está parado na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2261, que modifica o artigo 1º, da lei 8.857, de 8 de março de 1994, autorizando criação de Área de Livre Comércio de Brasiléia com extensão para o município de Epitaciolândia; e no município de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, ampliando a abrangência para Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá.

A autora do projeto é a deputada Mara Rocha. No dia 18 de agosto, o PL chegou à Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), onde aguarda análise.

Anúncio

Segundo o PL, os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá estão em absoluta proximidade do município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. Na realidade, a única separação geográfica entre eles e Cruzeiro do Sul é o Rio Juruá ou poucos quilômetros da Rodovia.

“Atualmente Cruzeiro do Sul goza dos benefícios da ALCS, o que está causando sérios prejuízos aos comerciantes dos demais municípios que, apesar da proximidade geográfica, não podem concorrer com as condições oferecidas na cidade vizinha. E a população, em busca de melhores preços, atravessa o rio ou a rodovia e consome na cidade de Cruzeiro do Sul, ferindo de morte as economias municipais de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá”, informa o texto do PL.

Em função da legislação, os comerciantes de dos municípios vizinhos não podem comprar mercadorias em Cruzeiro do Sul, aproveitando o menor custo, para revenda nos seus próprios domicílios.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.