Categories: Destaque 4 Notícias Política

Previsão do Inpe alerta para avanço das queimadas no Acre em ano que já é o pior desde 2005

Published by
Raimari Cardoso

Dados gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e divulgados no Relatório Técnico do Monitoramento de Focos de Queimadas e Qualidade do Ar do Acre, elaborado pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente a das Políticas Indígenas (Semapi), preveem que nesta sexta-feira (9), o Acre terá risco de fogo variando de Médio, Alto e Crítico em todas as regionais do estado.


A previsão ocorre para pontos isolados na região do Juruá e com maior intensidade nas regionais de Tarauacá/Envira (Tarauacá, Feijó e Jordão); Purus (Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus); Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba); e Baixo Acre (Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard, Porto Acre, Rio Branco e Bujari). A situação é parecida nas regiões de Madre de Dios, no Peru, e Pando, na Bolívia.


De acordo com o Inpe, o princípio do Risco de Fogo é um produto que apresenta a suscetibilidade da vegetação para sua queima, do ponto de vista meteorológico. No processamento e cálculo são utilizadas informações do tipo de vegetação, histórico da chuva nos últimos 120 dias, umidade relativa mínima e temperatura máxima, ambas à superfície.


O Acre teve uma explosão nas ocorrências dos focos de queimadas no começo de setembro. Até agosto, o volume de detecções feitas pelo satélite de referência do Inpe (AQUA Tarde) era menor que o registrado no mesmo período do ano passado. Nesta quarta-feira, 7 de setembro, a quantidade de queimadas em 2022 já é 24% maior que a de 2021. A situação já é a pior desde o ano de 2005, quando ocorreu o grande incêndio da Resex Chico Mendes.


Feijó é o município que se destaca no estado com relação às queimadas. São 1.932 focos de calor registrados na “Terra do Açaí”, em 2022, colocação que se repete nos últimos anos. Tarauacá é outro campeão do fogo no Acre, com 1.110 focos de janeiro a esta altura de setembro. Juntos, os dois municípios somam 45,7% dos focos de queimadas registrados em todo o estado neste ano.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Palmeiras faz jogo apático, só empata, mas vai às oitavas da Copa do Brasil

O Palmeiras jogou mal, mas conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa…

23/05/2024

CPI vai apurar falhas de planos de saúde de pessoas com deficiência

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) instaurou, nesta quinta-feira (23), comissão parlamentar de…

23/05/2024

Por intervenção de Ulysses, Exército vai mudar portaria que prejudicaria PC e PM

Por intervenção do deputado Coronel Ulysses (União–AC), o ministro da Defesa José Múcio deverá rever…

23/05/2024

Onda de frio com até 12ºC deve atingir o Acre neste fim de semana

O pesquisador Davi Friale informou que esta sexta-feira, 24, marcará o último dia de calor…

23/05/2024

SUS terá recursos para aumentar acesso a cuidados paliativos

O Ministério da Saúde vai investir R$ 887 milhões para ampliar a oferta de cuidados…

23/05/2024

Senadores do Acre aprovam celas específicas à população LGBTQIA+

O Senado Federal aprovou nessa quarta-feira, 22, a proposta que obriga a construção ou adaptação…

23/05/2024