Menu

“Mais uma notícia triste”, declara médica após suspensão de lei que criou piso salarial da enfermagem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Mais uma notícia triste, causa indignação e revolta”. Essas foram as palavras da médica e candidata a vice-governadora pelo União Brasil, Geórgia Micheletti, após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a lei aprovada que criou o piso salarial da enfermagem. Aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o dispositivo entraria em vigor na segunda, 5, e beneficiaria os profissionais que atuam nas redes Pública e Privada de Saúde.


O piso dos enfermeiros também faz referência do cálculo feito para que seja pago o mínimo salarial para técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%) a partir do valor fixado: R$ 4.750. “Existe alguma médica, ou médico, principalmente em início de carreira, que nunca recebeu ajuda de um enfermeiro ou técnico? Não. Eles são extremamente essenciais para que o sistema funcione, seja ele particular ou público”, declarou a vice de Márcio Bittar, candidato a governador.

Publicidade

Geórgia lembrou que as três categorias – enfermeiros, técnicos e auxiliares – foram essenciais durante os dois anos de pandemia para salvar vidas. Além disso, a médica ressaltou que a maioria deles deram o melhor de si para bem atender a população durante o pico da Covid-19 e relembrou que milhares de trabalhadores da Saúde perderam a vida para a doença com o propósito de salvar as pessoas acometidas pelo vírus. De acordo com ela, suspender a lei do piso reflete o descaso com os profissionais.


“Tenho 20 anos de profissão como médica e tenho propriedade para afirmar que quase todo o funcionamento do sistema de Saúde se deve aos enfermeiros, técnicos e auxiliares. São profissionais dedicados, sérios, que mesmo sem as condições necessárias para trabalhar fazem de tudo para ajudar a população, cuidar dela. Os médicos não atuam sozinhos nos hospitais, eles precisam de equipes compostas por essas três categorias. Temos que lutar pelo bem das nossas equipes”, encerrou Geórgia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido