Menu

A briga é para ver quem vai ao segundo turno

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sérgio Petecão (PSD), Jorge Viana (PT) e Mara Rocha (MDB). É neste contexto que está sendo travada a guerra dentro da oposição, para saber qual do trio irá para o segundo turno. Não há dúvida nem na oposição que o adversário a ser enfrentado se acontecer dois turnos, é o governador Gladson Cameli (PP). 


O senador Márcio Bittar (União Brasil) faz uma campanha apenas para divulgar os recursos que arrumou para o Acre, não está na corrida para valer. E, os candidatos David Hall (AGIR) e Nilson Euclides (PSOL), em que pesem serem qualificados, os seus partidos não possuem estrutura financeira para uma campanha de grande porte e nem capilaridade eleitoral nos municípios do interior.


 É o quadro atual da disputa do Palácio Rio Branco. Mas, não é um quadro imutável, um fato novo pode virar a campanha de ponta a cabeça. Vamos aguardar o que reserva a reta final de campanha. 


Quem enfrentará o Gladson Cameli (PP), num eventual segundo turno, é hoje a única dúvida desta eleição.


NAS MÃOS DO TRE-AC


A manifestação recente desfavorável do STJ, complicou seu caso e pode servir de base para o julgamento do processo de impugnação da sua candidatura, no TRE-AC, a acontecer em breve. Mas, até lá a senadora Mailza Gomes (PP), continuará de vice na chapa do Gladson.


PRIORIDADE PARA O CASO


COMO se trata de uma decisão que pode mexer numa chapa majoritária, a justiça eleitoral deveria ser célere no julgamento; ou impugnando sua candidatura ou liberando, para acabar com esse jogo de versões.


BRILHANTE


É como pode ser considerada a performance de ontem do candidato ao Senado, Sanderson Moura (PSOL), no ac24horas. Brilhante em todas as suas abordagens.


QUALIDADE DOS CANDIDATOS


O QUE VENHO ressaltando desde a pré-campanha é de que, o fato de ter muitos candidatos ao Senado não é o fator mais importante da eleição, mas a qualidade deles.


NAZARÉ ARAÚJO


SEGUINDO a série das sabatinas com os candidatos ao Senado, no ac24horas, a entrevistada de hoje, ás 19.30 horas, ao vivo, é a candidata Nazaré Araújo (PT).


ORDEM DADA, ORDEM CUMPRIDA


A DETERMINAÇÃO do governador Gladson Cameli é que todos os secretários e diretores dos órgãos estatais, se engajem de corpo na candidatura do Ney Amorim (PODEMOS) para o Senado. A conversa, segundo um secretário falou ontem ao BLOG, foi na base de que, quem não está comigo, está contra mim. O jogo é bruto.


CHAPA DA PESADA


DEPUTADOS Maria Antônia, José Bestene, Nicolau Junior, são nomes com muito potencial na chapa do PP, a voltar para a Assembleia Legislativa, na próxima legislatura.


MAS SERÁ UM DELES


NÃO sei quantos deputados estaduais o PSDB irá eleger, mas não tenho de dúvida de apontar que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) será um deles. Vem trabalhando a sua reeleição desde a pré-campanha, na sua base, no Juruá.


LUZIEL CARVALHO


NÃO deixo de fazer o registro de candidatos a deputado estadual, quando vejo ter qualificação para exercer um mandato. É o caso do advogado Luziel Carvalho (PL), candidato a deputado estadual pelo PL.


CAMPANHA BEM SEDIMENTADA


NA CHAPA de candidatos a deputado federal pelo REPUBLICANOS, quem conseguiu montar uma campanha que abrange parcerias na capital e municípios do interior, é o médico Israel Milani (REPUBLICANOS), que está na disputa com boas chances de vir a ser eleito.


RELAÇÕES CORTADAS


A EXECUTIVA do MDB não quer conversa com o candidato a deputado federal Raphael Bastos (MDB), por considerar que expôs o partido por um fato que não tem razão, o de exigir maior repasse do Fundo Eleitoral.


ROLO-COMPRESSOR


SOMENTE neste fim de semana, o comando da campanha da candidata ao Senado, Márcia Bittar (PL), conseguiu fechar apoios do prefeito Padeiro (Bujari) e do deputado Vagner Felipe (REPUBLICANOS); Pastor principal da Assembleia de Deus Madureira. Agora, Márcia tem onze prefeitos lhe apoiando para senadora.


SERVIR DE JURISPRUDÊNCIA


A DECISÃO da justiça eleitoral sobre o pedido de impugnação da pesquisa do IPEC, divulgada pela TV-ACRE – sob suposta má elaboração da metodologia – poderá servir de jurisprudência para contestações de pesquisas, que serão publicadas até o fim da campanha.


O TEMPO VOA


OS CANDIDATOS de oposição têm menos de um mês para pontuarem nos dois dígitos e levar a disputa do governo ao segundo turno. Há uma convicção do Sérgio Petecão (PSD), Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), de que a decisão será empurrada para um novo turno.


CAMPANHA PARA PAPA


CONFESSO que não me lembro de uma eleição para o governo mais bem comportada do que a atual. Pela passividade dos adversários, mais se parece com uma eleição para Papa. Só falta trocarem buquês de rosas.


BOTE EMBOLADA NISSO


ENQUANTO isso, a disputa para o Senado caminha para entrar na reta final dos últimos 15 dias sem um candidato que possa ser chamado de “amplo favorito”. Pode ser decidida por detalhes, na linha de chegada.


VAGAS ABERTAS


JENILSON LEITE (PSB), Gérlen Diniz (PP), Jonas Lima (PT), Meire Serafim (União Brasil) e Roberto Duarte (REPUBLICANOS), são vagas abertas nesta eleição, na ALEAC. Jenilson disputa o Senado; Gérlen, Meire e Duarte, mandatos na Câmara Federal; e Jonas, deixa a política, para se dedicar ao seu plantio de café.


NÃO ESPEREM GRANDE RENOVAÇÃO


QUEM estiver esperando uma grande renovação na Assembleia Legislativa, trate de esquecer. O mínimo de 13 a 14 deputados tem chance de conseguir se reeleger.


NÃO TIREM DA RELAÇÃO


QUEM acompanha todos os dias a campanha do PSD fez ontem, a observação ao BLOG: “Não tirem a Yael Saraivada da lista dos candidatos que estão na disputa para deputado estadual”.


LÓGICA NATURAL


NA CHAPA do MDB para deputado estadual, podem guardar uma vaga para a deputada Antônia Sales (MDB), que deve se reeleger bem votada. O restante da chapa vai brigar por duas outras prováveis vagas na ALEAC.


NÃO SERÁ NOVIDADE


NÃO SERÁ novidade se o PT não conseguir fazer do Jorge Viana (PT), o mais votado no antigo reduto petista de Xapuri. O Gladson tem presença forte no município, com a expectativa criada de construção da ponte da Sibéria.


SAIU DO ERRO PARA A CONSOLIDAÇÃO


A PRIMEIRA coisa mais importante que um candidato proporcional tem de ter numa campanha, é um bom coordenador. Sem isso, pode jogar dinheiro fora. Vou citar um exemplo: o candidato a deputado federal pelo União Brasil, Fábio Rueda; saiu do zero (não era conhecido e nunca foi candidato), para uma candidatura organizada e com uma ampla chance de sucesso.


MULHERES CANDIDATAS


Jéssica Sales (MDB), Keiliane Cordeiro (REPUBLICANOS), Jezuíta Arruda (PSD), Lene Petecão (PSD), Rosana Nascimento (PSD), Suelen Carlos (PSD), Perpétua Almeida (PCdoB), Meire Serafim (União Brasil), Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (REPUBLICANOS), são algumas das candidatas a deputada federal.


É O QUE OUÇO


CONVERSO com candidatos de todos os partidos, para colher opiniões sobre candidaturas majoritárias. E, uma opinião que costumo ouvir sempre é a de que as pesquisas não retratam a realidade da candidatura da Vanda Milani (PROS) para o Senado, que se encontra bem sedimentada em segmentos importantes.


FRASE MARCANTE


“A quem sabe esperar, o tempo abre as portas”. Ditado chinês. 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.