Menu

Síndromes gripais avançam em crianças e adolescentes no Acre

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Divulgado nesta sexta-feira (2), o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz destaca o aumento recente no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de zero a 17 anos.


Nas primeiras semanas de agosto, em diversos estados do país, a taxa de crescimento foi maior na faixa de 5 a 11 anos. Referente à Semana Epidemiológica 34, período de 21 a 27 de agosto, o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 29 de agosto.

Publicidade

Dos 27 Estados, apenas Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Roraima e São Paulo apresentam crescimento na tendência de longo prazo até a SE 34. Em todos esses estados, o aumento recente se concentra no grupo de zero a 17 anos de idade, não sendo observado na população adulta.


O Boletim ainda aponta que sete das 27 capitais apresentam crescimento na tendência de longo prazo até a SE 34: Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Palmas (TO), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES) – embora na maioria isso seja compatível com o cenário de oscilação. Nas demais, o sinal é de queda ou estabilidade na tendência de longo prazo, e de estabilidade nas três semanas recentes.


Na população em geral, o estudo mostra um cenário positivo: queda na tendência de longo (últimas seis semanas) e estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas). A curva nacional segue em estabilização para patamar similar ao mantido em abril de 2022, o mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido