Menu

O abraço dos afogados da esquerda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O GRANDE ERRO de estratégia desta campanha foi protagonizado pelo PT e PSB. O PT optou em ter a Nazaré Araújo (PT) como candidata a senadora, sabendo de antemão que era um nome que teria dificuldade para decolar. Estava muito tempo fora do circuito político. Até poderia se entender a opção, se o PT estivesse no poder, mas não está. E ainda vem de uma derrota acachapante para a PMRB. E o candidato a senador Jenilson Leite (PSB), foi birrento, e ao não fechar uma aliança com o PT, ficou sem um palanque e sem aliados como o PT-PCdoB-PV; e como consequência, sem capilaridade no interior para avançar nas pesquisas com a sua candidatura. 


A birra poderia ser justificada se o PSB fosse um partido com densidade eleitoral em todos os municípios, mas, praticamente, só tem parte do nicho da capital. Na política, o emocional não pode prevalecer sobre a razão. Não há mais lugar para o amadorismo, como se viu neste episódio. Por conta de tudo o que aconteceu, a Nazaré Araújo (PT) e o Jenilson Leite (PSB) – leia-se PT e PSB – terão 30 dias para decolar, ou vão encenar o abraço dos afogados da esquerda.


AVALIAÇÃO TÉCNICA


O proprietário do instituto de pesquisas Data-Control, Denis, faz a avaliação que o Gladson se reelegerá no primeiro turno, com diferença maior que se elegeu em 2018. Pelos seus dados os adversários estão caindo. 


NÃO BATE COM A OPOSIÇÃO


A AVALIAÇÃO não bate com o que projetam os dirigentes dos partidos de oposição, que apostam que não há clima para ninguém vencer no primeiro turno.


PERTO DE SABER


TEREMOS ainda um mês de campanha, para saber qual das duas versões vai bater com o resultado das urnas.


ENRROLADO COM A JUSTIÇA


O MDB teve sua chapa a deputado estadual reprovada pela justiça eleitoral, por não preencher a cota de candidatas mulheres. MAS, recorreu ao pleno do TRE.


PROBLEMA SOLUCIONADO


O PRESIDENTE do MDB, deputado federal Flaviano Melo, disse ontem ao BLOG que a pendência será resolvida com a inclusão de mais uma mulher na chapa. E não haverá problemas para os candidatos.


PEGOU VENTO


A CAMPANHA da ex-prefeita Socorro Neri (PP) pegou vento, pelo que se viu ontem no lançamento da sua campanha. Tem muitos votos na classe média, que são votos que não ficam ao sabor do vento das vantagens.


APOSTA NA POLARIZAÇÃO


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) diz ter plena convicção pelo planejamento feito, de que a candidata Márcia Bittar (PL) vai chegar na eleição polarizada com a candidatura do Ney Amorim (PODEMOS) ao Senado.


CONSEGUIU SOLIDEZ


DENTRO da chapa do REPUBLICANOS, quem conseguiu solidez na sua campanha a deputado federal foi o Israel Milani, que capilarizou apoios em todo o estado.


REVOLTA NO GLORIOSO


NEM TUDO são flores na chapa de candidatos a deputado federal do MDB. As queixas são que, enquanto os candidatos Flaviano Melo, Jéssica Sales e Major Rocha, receberam entre 2 a 1 milhão de reais para as campanhas, os demais receberam 80 mil cada um.


COMO DIZ O DITADO


80 mil reais para tocar uma campanha política de deputado federal chega ser uma brincadeira de mau gosto, é como diz o ditado: “não dá nem para o cheiro”.


CANDIDATO OFICIAL


Na sua entrevista de ontem ao ac24horas – da qual se saiu muito bem – o candidato ao Senado, Ney Amorim (PODEMOS) fez questão de pontuar várias vezes ser o candidato a senador oficial do governador Gladson Cameli (PP). Já colou seu nome ao do Gladson.


BOM PARA QUE ENTROU TARDE


FICAR em segundo lugar na última pesquisa, para quem entrou praticamente ontem na campanha para senador, foi considerado como positivo pelo candidato Ney Amorim (PODEMOS). Acha que tem tempo para conseguir a liderança até a eleição.


VAI PERDER PARA ELE


Tudo caminha nas pesquisas para o Lula chegar ao segundo turno (se não vencer no primeiro) na frente do Bolsonaro. Se o Bolsonaro for derrotado será derrotado por ele mesmo, pela enxurrada de erros cometidos. 


NÃO COMBINARAM COM AS RUAS


PARA o senador Sérgio Petecão (PSD), candidato ao governo, os números da última pesquisa do IPEC, divulgados pela TV-ACRE, faltaram ser combinados com os eleitores. “Não é isso que vejo nas ruas”, ironizou.


CONTINUA NA FRENTE


O FATO de não ter sido ungido como candidato do Palácio Rio Branco, parece não ter influenciado para baixo a campanha do deputado federal Alan Rick (União Brasil), as pesquisas o colocam na dianteira da corrida.


OSEIAS SILVA


O SARGENTO PM, Oseias Silva (PL), fez o lançamento da sua candidatura a deputado estadual, em Tarauacá, reunindo em torno de 600 pessoas. É um nome promissor na política. Política é como fralda de bebê, tem que trocar de vez em quando para não ficar com mau cheiro, diz o velho ditado.


LUTA CONTRA O TEMPO


A CANDIDATA do PT a senadora, Nazaré Araújo, tem 30 dias para poder emplacar a sua candidatura e ter chance de lutar pela única vaga em disputa. Uma luta contra o tempo. O mesmo, aplica-se ao candidato Jorge Viana (PT), que tem de subir ao menos 10 pontos neste espaço de tempo, para ir ao segundo turno contra o Gladson.


BOAS MÃOS


O GOVERNADOR Gladson acertou em cheio ao colocar o Rômulo Gandidier, na condução da sua campanha. Muito do que está dando certo em termos de formação de alianças e sucesso até aqui na campanha, se deve à habilidade e profissionalismo do Grandidier.


QUEBRANDO A CARA


O QUE MAIS se encontra é candidato à Câmara Federal e a deputado estadual choramingando pelos cantos, porque os milhões que esperavam receber do Fundo Eleitoral, se transformaram em tostões. O grosso da grana foi embolsada pelos deputados federais, por estarem nos mandatos. Ficou uma disputa desleal.


SEGREDO DO GLADSON


O SEU governo não tem grandes obras, não pode ser considerado como excepcional, fez um feijão com arroz. Mas tem ao seu favor a simpatia pessoal, uma interação de comunicação fenomenal com a população, na qual é visto como a figura do bonachão; não foi um perseguidor, este é o segredo do Gladson estar liderando as pesquisas. Não tem dedo de marqueteiro, de assessor, são atributos pessoais que agradam o povo.


FRASE MARCANTE


“Fique quieto e todos pensarão que você é um filósofo”. Ditado italiano.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.