Categories: Destaque 7 Notícias Política

Acre registra cobertura vacinal de 49,8% contra a poliomielite

Published by
Raimari Cardoso

A mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação no Acre envolve mais de 200 unidades de saúde do SUS espalhadas pelos municípios do estado. São 18 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que previnem doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, e caxumba, entre outras.


A intenção do PNI é ampliar as coberturas vacinais para as crianças e os adolescentes. Em 2022, a cobertura vacinal da poliomielite, por exemplo, está em 49,8%, no estado. Já a cobertura da primeira dose da Tríplice Viral também é de 48,8%, de acordo com dados parciais, disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.


Para se ter uma ideia da queda dos índices de cobertura vacinal nos últimos nove anos, em 2013, o Acre vacinou 95,02% do público-alvo da imunização contra a paralisia infantil. Com relação ao ano de 2021, há uma redução aproximada de 30% na quantidade de crianças vacinadas.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem a meta de vacinar 95% da população menor de cinco anos de idade, além de reduzir, por meio Campanha de Multivacinação, o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos que estão com vacinas atrasadas.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação vai até o dia 9 de setembro nas unidades básicas de saúde.


Para as crianças e adolescentes estão disponíveis as vacinas BCG; hepatite A, hepatite B; penta; pneumocócica 10-valente; pneumocócica 23-valente; poliomielite inativada(VIP) e poliomielite oral(VOP); rotavírus humano; meningocócica C (conjugada), meningocócica ACWY (conjugada); febre amarela; tríplice viral; tetraviral; tríplice bacteriana (DTP); dupla adulto (dT); varicela e HPV quadrivalente.


A atualização da caderneta vacinal aumenta a proteção das crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações e óbitos. Todos os imunizantes são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Nadja Haddad desabafa após morte de um dos filhos gêmeos: ‘Parte de mim morreu’

A jornalista Nadja Haddad usou o Instagram neste sábado, 18, para falar sobre a morte…

18/05/2024

Acidente na BR-317 deixa táxi no matagal e camionete sem eixo traseiro

Um acidente ocorrido na tarde deste sábado (18) no quilômetro 72 da BR-317 envolvendo uma…

18/05/2024

Terry Crews anuncia luta contra Anderson Silva em junho: ‘Estou pronto’

Terry Crews levou fãs à loucura neste sábado, 18, ao anunciar que lutará contra o…

18/05/2024

Marina Silva propõe criação de órgão para gestão de plano de prevenção de desastres

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, propôs a criação de um novo órgão federal…

18/05/2024

Vídeo: Homem abandona gatos recém-nascidos em caixa de sapato em Rio Branco

Imagens registradas por câmeras de segurança flagraram um homem abandonando três gatos recém-nascidos em uma…

18/05/2024

Vistoria é determinada pelo MP para verificar condições dos abrigos de imigrantes na capital

O Ministério Público do Acre (MP-AC) anunciou a instauração de um procedimento administrativo para monitorar…

18/05/2024