Menu

Ney diz que optou pelo Senado porque não está em busca do mais fácil: “quero o melhor pelo Acre”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O candidato ao senado da República sabatinado na noite desta terça-feira, 30, pelo ac24horas foi Ney Amorim, atual presidente do Podemos no estado. Aos 45 anos e natural de Rio Branco, é casado e pai de 4 filhos, criado na região da Baixada da Sobral. Já foi eleito deputado estadual por três mandatos, além de presidir a Assembleia Legislativa do Acre.


Para ele, um mandado político é instrumento de luta. “Estou aqui para isso”. Ney estava como candidato a deputado federal até dois dias antes das eleições, até receber a visita do governador Gladson Cameli, que o convenceu a mudar para o Senado. “Me fez refletir bastante por duas noites, até tomar de fato a decisão e aceitar o desafio de ser candidato a senador na chapa com ele [Gladson]”.

Publicidade

Apesar de a família não ter sido totalmente a favor da mudança repentina de início, ele confia que esta eleição conta com um novo cenário, com propostas, debates e projetos.


Saúde e Educação – “É preciso ousar mais, criar um Hospital do Câncer no estado”


Amorim garante que educação é base de tudo e conhece a realidade de escolas em regiões periféricas. “Sempre estudei em escolas públicas. Temos ideias quanto ao ensino em tempo integral, pois conheço a realidade de muitas crianças que cumprem o horário na escola e depois voltam para casa, ficando à mercê nas ruas”.


O intuito é manter as crianças e adolescentes com a mente ocupada. “Ter um curso técnico profissionalizante, preparando o jovem para o futuro, além de garantir quatro refeições, permitindo que os pais possam trabalhar”.



Sobre saúde, afirma que todo investimento é pouco e esta é uma das partes importantes quanto a destinação de suas emendas, caso eleito. “É preciso ousar mais, criar um Hospital do Câncer no estado, o que eu puder fazer como senador para estar trazendo, ajudando, irei fazer para que tenhamos de fato um complexo de saúde aqui”.


Infraestrutura e Geração de Emprego – “A juventude precisa ser preparada não só para concurso, mas a ter sua empresa”


O objetivo de investir na escola em tempo integral, segundo Ney, visa preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Sou entusiasta do jovem empreendedor. A juventude precisa ser preparada não só para concurso, mas pensar em montar sua empresa, fazer seus negócios”.


O candidato se diz o maior incentivador da iniciativa privada. Precisamos incentivar os empresários e trazer indústrias. Em relação às estradas das zonas rurais, diz que é preciso olhar com carinho. “Temos que facilitar a vida dos produtores rurais. Como senador, quero anistiar multas de ICMBio, Ibama, criar condições para que essas pessoas continuem acreditando no estado, produzindo para escoar sua produção”.


Segurança Pública

Publicidade

Para esta área, Ney Amorim relata que o atual governo tem investido um trabalho efetivo para diminuir a entrada de droga pela fronteira e resguardar a vida dos jovens. “Gladson tem valorizado os policiais, feito investimentos fortes, mas é preciso trabalhar na área de inteligência, com serviço diferenciado”.


O candidato acredita ainda na queda dos números de mortes e de violência. “Percebo sensação de segurança nas comunidades. Senti sensação de segurança entre as pessoas andando pela Baixada e na Cidade do Povo”.



Pergunta do internauta


Questionado pela moradora Adessândia Santos, do Distrito Industrial, Ney Amorim afirmou que pensa em investir pesado na saúde infantil. “Ousar em ampliar o Hospital da Crianças ou fazer outro para que a gente possa cada vez mais cuidar das nossas crianças”.


Temas livres


Na rodada de temas livres, Ney foi perguntado sobre a “troca de lado” entre partidos políticos opostos. “Eu fui abandonado por aqueles que estavam ao meu lado, que estavam na chapa. Não fui abandonado pela militância. Quando fazia parte de lá, defendia aquele campo. Hoje, estou com Gladson sendo abraçado”.


Ele garante que a situação está superada. “Estou em paz, feliz, defendendo 100% a bandeira que defendo hoje. Espero que esse projeto continue”. Sobre a aparição do também candidato ao Senado, Alan Rick (União Brasil), releva, e afirma: “eu sou o candidato oficial da chapa. Fui convidado pessoalmente por Gladson e me sinto abraçado quando ele diz que precisa de mim no senado”.


Amorim finalizou a sabatina dizendo estar otimista e confiante. “Estou sendo abraçado pelas pessoas. Não estou em busca do [cargo] mais fácil, estou em busca do melhor para lutar para trabalhar pelo acre. Tenho o sonho de ser o senador que mais trabalhou pelo Acre”.


Assista a sabatina:

video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido