Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre atinge a pior cota do ano nesta segunda-feira com 1,52 metros, na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O rio Acre chegou a marca de 1,50 metros na manhã desta segunda-feira, 29, o que representa a menor cota registrada em 2022. O nível se aproxima com a de 2016, que chegou a 1,30 metros.


Com a seca severa e ausência de chuvas, já acontece o prejuízo no abastecimento de água na capital, principalmente nas comunidades mais distante.

Anúncios


De acordo com o Coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, é provável que o resultado chegue a um número menor que a atingida na história, já que está tendo a baixa de 6 centímetros por dia em média.


“A situação é crítica e o problema é intenso. A tendência é que o rio baixe ainda mais, pois em setembro é o mês onde as menores cotas são registradas. A cota histórica aconteceu dia 16 de setembro, então ainda temos muito chão pela frente e esse resultado pode ainda piorar”, declarou.


Segundo o diretor presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, por enquanto a captação da água está tranquila, mas com o nível atual do rio, a população deve utilizar os serviços de forma mais consciente.


“O Saerb está preparado para esta eventual situação de crise. A vasão em si não vai ser um fator que vai prejudicar a população, estamos preparado para isso. Mas pedimos que os usuários façam o uso consciente e racional da água, porque existe muito desperdício. Com esta situação, se todo mundo cuidar da água que está chegando, iremos conseguir continuar com que o serviço chegue em todo mundo”, afirmou.


Saiba como economizar água



O Saerb possui um novo serviço de atendimento ao público em “Call Center” que permite que sugestões, reclamações, solicitações, entre outras atividades, sejam efetuadas e resolvidas com maior agilidade.


Para o atendimento, os usuários ou consumidores devem ligar no telefone 0800 750 5535.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido