Conecte-se agora

Conheça o artesão que transforma pedaços de madeira em verdadeiras obras de arte

Publicado

em

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até zona rural do município de Senador Guiomard para contar a história de um artesão que transforma pedaços de madeira aparentemente sem serventia em verdadeiras obras de artes.

Nascido e criado na floresta, Tota, como é conhecido, é autodidata. Sem se adaptar à cidade, voltou a morar perto do mato, onde aprendeu a aproveitar os recursos da natureza como principal fonte de renda.

Seu dia a dia é procurar tronco de árvores derrubadas pelo vento e transformá-las em móveis e peças exclusivas.

Veja o vídeo:

video
play-rounded-fill

Destaque 4

Mãe de família que só tem arroz para dar aos filhos pede ajuda por emprego

Publicado

em

Nesta semana, o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi a uma das regiões mais pobres da capital acreana, o bairro Canaã, no Segundo Distrito, um lugar onde a pobreza e a fome são as maiores expressões da realidade vivida pelos moradores.

No local, onde a presença do Poder Público é inexistente, em meio a trapiches velhos e muito matagal, se espalha um conjunto de casebres bastante precários, habitados em grande parte por mulheres que são, ao mesmo tempo, mães e pais de famílias.

Uma dessas heroínas é Vanusa, que tem quatro filhos e está desempregada há cinco anos. Sua casa, construída com madeira que foi doada há 11 anos, está muito velha, precisando urgentemente ser reformada ou até mesmo reconstruída.

A precariedade da situação de moradia de Vanuza é tão grande que o lugar onde fica o banheiro é aberto, impossibilitando que as necessidades fisiológicas da família sejam feitas durante o dia. “Só à noite”, diz ela com certa resignação.

O momento mais duro do vídeo é quando Kennedy Santos pergunta a Vanuza o que eles têm para comer naquele dia. Em cima do fogão, uma única panela com arroz. Na geladeira, apenas gelo e algumas garrafas com água.

Na hora do almoço, Hadassa, uma das filhas de Vanuza, come apenas arroz em uma pequena vasilha. Ela não lembra há quantos dias só come arroz, e perguntada por Kennedy sobre o que tem vontade de comer, diz: “uma carne”.

Vanuza diz que não gosta de pedir as coisas às pessoas, que precisa de um emprego, pois pensa que os bens materiais devem ser conquistados com o seu próprio esforço. Mas diante da situação de extrema necessidade ela clama por ajuda.

“Não gosto de pedir nada de ninguém, mas estou me sentindo num beco sem saída. Se você tiver uma madeira, me doe, que eu estou precisando, para construir outra casa, se você tiver um sacolão, me doe, eu também estou precisando muito de um trabalho”, ela diz.

Para conhecer melhor a dura realidade de Vanuza, basta assistir o vídeo desta semana do videomaker Kennedy Santos.

Vanuza não possui Pix, mas disponibilizou o número (68) 99209-9175 para quem quiser ajudá-la de alguma forma.

Assista ao vídeo:

video
play-rounded-fill

 

Continuar lendo

Destaque 7

A força de Santa Raimunda, a Alma Milagrosa do Bom Sucesso

Publicado

em

Dentro da floresta amazônica, na zona rural do município de Assis Brasil, no Acre, uma das maiores expressões da fé católica entre os seringueiros ganhou força no curso dos anos e se transformou em uma grande manifestação de devoção popular, não apenas de brasileiros, mas também de países vizinhos com o Peru e a Bolívia, a Alma Milagrosa Raimunda do Bom Sucesso.

Seringueira venerada pelo povo da região como santa, Raimunda atrai centenas de pessoas todos os anos, no dia 15 de agosto, ao local onde está sepultada desde 1910, no seringal Cumaru. Neste ano, o videomaker do ac24horas acompanhou com exclusividade histórias de pessoas que alcançaram milagres e andam por horas no meio da floresta para “pagar” as promessas.

Antes dos relatos, porém, um pouco da história da devoção, que diz que Raimunda, grávida de nove meses, morreu ao acompanhar o marido pela floresta, como costumava fazer, e ter ficado para trás, tendo complicações. Após sentar-se embaixo de uma seringueira, ela teria entrado em trabalho de parto, sozinha, sendo encontrada morta quando o esposo retornou para encontrá-la.

Os feitos de Raimunda após sua morte ficaram muito conhecidos na região do Rio Iaco e os fatos de sua vida se espalharam no meio da floresta e conquistaram milhares de fiéis. Até os dias atuais, pessoas creem em seu poder divino e consideram que recebem graças por meio de sua intercessão e são abençoadas com milagres considerados impossíveis.

Um exemplo dessa fé, que leva pessoas a caminhar mais de 42 quilômetros pela floresta, é manifestada pelo devoto Fernando de Assis, que com a mulher grávida foi em busca de um parto seguro para a companheira e saúde para o filho. “Eu senti uma tremenda fé e esperança, uma motivação, também, e estou fazendo votos de todo ano vir aqui”, diz.

Para a pesquisadora Rachel Dourado, Raimunda tem uma simbologia muito forte para as comunidades da região. “O que eu mais gosto de ouvir das pessoas que moram aqui, quando pergunto, é que ela é poderosa, ela é santa do seringueiro, ela conhece a dor de quem trabalha com a terra. Ela era parteira e tem uma simbologia muito forte”, afirma.

Uma das histórias mais fortes mostradas por Kennedy Santos é a do Antônio, levado pela filha adotiva, Jéssica, depois de ter sofrido três AVCs, o popular derrame cerebral, e ter perdido a capacidade de se locomover. A filha prometeu a Santa Raimunda que se o pai voltasse a andar, ele iria ao santuário, no seringal Cumaru, do jeito que estivesse. A promessa foi paga esse ano.

Diante da “santa da floresta”, Antônio e a filha choram copiosamente, emocionados e certos da força e do poder da Alma Milagrosa do Bom Sucesso. Mas a história de Antônio é apenas uma entre muitos testemunhos dos milagres realizados pela mulher simples das matas acreanas que não representa apenas a fé, mas toda a história de luta de quem ajudou a construir o Acre.

Vale a pena conferir o vídeo desta semana.

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Acre

A história de Vinícius, o menino que precisa de sua ajuda

Publicado

em

A história da semana do videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, é de superação. O vídeo mostra a luta do garoto Vinícius, de 11 anos, para ter uma vida relativamente saudável, mesmo tendo que conviver com uma Hidrocefalia severa.

A mãe do garoto, Edvania Fontenele, que para manter o tratamento do filho em dia, já vendeu parte dos bens, faz um apelo dramático por ajuda, tendo em vista que uma parte do tratamento do filho é feito no Paraná, e o deslocamento só pode ser feito via terrestre, por recomendação médica.

ASSISTA O VÍDEO:

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Acre

Os bastidores da Cavalgada de abertura da ExpoAcre 2022

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos mostrou os bastidores da cavalgada que marca a abertura da maior feira agropecuária do Acre, a ExpoAcre 2022; assista!

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.