Categories: Blog do Crica Notícias Política

Iolanda Lima deixou um legado de ética 

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

NUM cenário atual em que nada é mais desmoralizado do que a classe política, por conta de uma maioria que pisa na ética, foi bom ver ontem a entrevista da ex-governadora Iolanda Lima no “Bar do Vaz”, no ac24horas. 


Iolanda foi a primeira mulher a ocupar de forma definitiva a cadeira de governadora do estado, pelo MDB. No seu mandato não se conhece um episódio que tenha ferido a ética ou a moralização da coisa pública. Iolanda deixou um legado de ética para a nova geração de políticos. Vale a pena assistir a entrevista de alguém que mostrou que para ser político, não precisa ser desonesto.


O SISTEMA É BRUTO


A ORDEM veio de cima, do patriarca Eládio Cameli, de que o jogo em Cruzeiro do Sul tem de ser jogado para eleger o sobrinho Orleilson Cameli (PDT) deputado federal. Empresários já estão na sua campanha, e não será surpresa se levar no barco o prefeito Zequinha e o grupo do deputado Nicolau Júnior (PP). O sistema é bruto. E claro que, também, vai o Gladson Cameli


VOTO DECLARADO


QUEM está na campanha do candidato ao Senado pelo PSB, Jenilson Leite, é a antiga militante do MDB e irmã do deputado federal Flaviano Melo (MDB), Othilia Melo. Pegou até placa do candidato para colocar no Casarão dos Melos, ponto estratégico, e palco de grandes decisões políticas. A política é sempre cheia de surpresas.


MAIS VOTADA


A PROJEÇÃO dentro do grupo dos Sales é de que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) deverá ser a mais votada do estado para a Câmara Federal. Não me causaria nenhuma surpresa se isso vier a acontecer.


CORRER POR FORA


O CANDIDATO ao Senado, deputado federal Alan Rick (União Brasil) não aposte só no apoio de segmentos evangélicos para consolidar sua candidatura. Busque também votos fora. O Pastor Pedro Abreu, que comanda as Assembleias Legislativas de todo estado, e que lhe apoia, não conseguiu reeleger a filha vereadora da capital e nem reeleger o seu mais próximo aliado Jairo Carvalho á ALEAC. Voto evangélico é voto com fama de quebrado.


EUFORIA NO PV


COORDENADORES da campanha do professor Cláudio Ezequiel (PV) estão convictos de que ele poderá ser a grata surpresa para deputado federal, na federação formada pelo PT-PV-PCdoB. Acham que a campanha se solidificou e pegou vento.


CÍCERO FURTADO


É UM dos bons nomes para deputado estadual na chapa do PSDB. Além de que, ele é extremamente preparado. A ALEAC não é lugar para despreparados, é uma casa que faz leis que podem melhorar a vida do cidadão


BAFEJADO PELA DIREÇÃO NACIONAL


O CANDIDATO ao Senado do PSB, Jenilson Leite, não vai tocar a campanha de mãos abanando, terá ao seu dispor do Fundo Eleitoral 2,5 milhões de reais no seu caixa.


JOGOU ERRADO


O CANDIDATO Jenilson Leite (PSB) jogou errado. Era para ser hoje o candidato ao Senado da federação formada pelo PT-PCdoB-PV, e estaria num patamar mais acima.


ORDEM EXPRESSA


O governador Gladson determinou que cada secretário seja chamado e receba a determinação de fazer campanha para a candidatura do Ney Amorim (PODEMOS) ao Senado. Quer todos engajados na luta.


NÃO ERA O ESPERADO


SE a máquina estatal está engajada na reeleição do Gladson, não se nota o mesmo, em torno da candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo, por parte da máquina municipal comandada pelo prefeito Bocalom.


FICOU ESCONDIDA NA GESTÃO


O PT errou ao não ter dado durante o seu governo um protagonismo político à ex-vice-governadora Nazaré Araújo (PT). Se o tivesse feito, ela teria hoje um perfil político consolidado, mas a deixaram num canto ao longo da gestão. A sua candidatura ao Senado, por certo, estaria melhor situada e mais conhecida do eleitorado.


OLHOS ESPICHADOS


OS olhos políticos estão espichados para a pesquisa que a TV-ACRE deve divulgar na próxima segunda-feira, sobre a corrida a senador e governador. Será feita pelo instituto sucedâneo do antigo IBOPE. Sem laços com candidatos.


APOSTANDO NA ILAÇÃO


VOLTO DIZER que não consigo ver até o momento indício de que a candidatura do Gladson chegará fragilizado no segundo turno. Pelo menos, os números não mostram isso até o momento. Mas, política é algo imponderável.


APOSTANDO NA JÉSSICA


OS CANDIDATOS a deputado federal pelo MDB focam na esperança que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) estoure na sua votação, para favorecer a que o partido consiga somar 103 mil votos entre todos os candidatos e eleger três nomes para a Câmara Federal.


VAI FAZER UM CARNAVAL


PODEM esperar que, se o vereador Emerson Jarude (MDB) for eleito para a ALEAC vai escancarar os salários e vantagens dos deputados, como agiu na Câmara Municipal de Rio Branco. Não duvido nada deste cenário.


SALADA TUCANA


MUITOS dos candidatos a deputado estadual pelo PSDB estão fechados com candidatos a deputado federal de outros partidos. É, aquela história do meu pirão primeiro.


NÃO É SÓ NO TUCANATO


Esta questão da infidelidade partidária não acontece apenas no reinado tucano, mas em quase todos os partidos a ideologia e a fidelidade foram para o ar.


A CARA E O TAPA


ALIADO do candidato a senador, Jenilson Leite (PSB), falou ontem estar fora de cogitação o candidato pedir votos para a candidatura do Jorge Viana (PT) ao governo. “O Jenilson entraria com a cara, e o PT com o tapa”, ironizou a fonte.


DE CARA FICAM FORA


TODA a oposição se unirá contra o Gladson Cameli, se o segundo turno for com o Jorge Viana (PT)? Certo ou errado? Errado. O prefeito Tião Bocalom, a deputada federal Mara Rocha e o senador Márcio Bittar, por ideologia, ficariam longe do palanque petista. São bosonaristas da ala radical e vêm o PT como inimigo.


VENCEU A PARADA


POR CIMA de pau e pedra a vereadora Michelle Melo (PDT) conseguiu vencer as resistências do PDT em lhe dar legenda, e disputa um mandato de deputada estadual.


VOTOS PULVERIZADOS


NENHUM dos candidatos a deputado estadual espere conseguir mais de 2.500 votos, em Brasiléia, lotada de candidatos regionais e fura muitos votos para fora.


LULA NA GLOBO


HOJE, é o dia do Lula ser o entrevistado no Jornal Nacional. A saber como é que vai se comportar, porque há muitos flancos a serem explorados nas gestões petistas. Por certo, a GLOBO não deverá amaciar nada.


CAMPANHA DIVIDIDA


AMANHÃ, o candidato a governador pelo PT, Jorge Viana (PT), embarca para campanha na região de Tarauacá e Feijó. O vice Marcus Alexandre (PT) ficará enfurnado nos bairros de Rio Branco, para a campanha não parar.


NOME MAIS FORTE


NA CHAPA do PSDB o nome mais forte para deputado federal é o Minoru Kinpara (PSDB). O partido fazer ou não um federal dependerá da votação que, ele vier a obter.


SITUAÇÕES DIFERENTES


FOI bem votado em duas ocasiões em eleições majoritárias. Para deputado federal é uma eleição proporcional, com situações muito diferentes.


FRASE MARCANTE


“É melhor uma chama que nos aquece do que um incêndio que nos queima”. Ditado francês.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Polícia Civil faz buscas na Globo após apresentador ser acusado de assédio

O escândalo em torno da demissão do apresentador Alexandre Kapiche teve novos desdobramentos detalhados nessa…

30/04/2024

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

A campanha Maio Amarelo 2024, em defesa da segurança viária, inicia nesta terça-feira (30), nas…

30/04/2024

Consulta pública sobre transporte aéreo de animais vai até 14 de maio

Está aberta a consulta pública setorial (2/2024) que vai recolher contribuições e sugestões para aprimorar…

30/04/2024

“Não mudou nada”, diz Bocalom sobre possibilidade de Socorro ser candidata

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) disse em entrevista na manhã desta terça-feira…

30/04/2024

Claudia Alencar segue internada, mas já caminha sem auxílio, diz equipe da atriz

A equipe Claudia Alencar, 73 anos, atualizou sobre seu estado de saúde, nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

AstraZeneca admite efeito colateral raro na vacina anticovid

AstraZeneca admitiu pela 1ª vez diante da Justiça que a sua vacina contra a covid-19…

30/04/2024