Categories: Blog do Crica Notícias Política

Eleição para o Senado está embolada, sem luz no final do túnel, virou briga com foices

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

IMAGINE uma briga com foices no escuro, com o desfecho sendo imprevisível. É neste patamar que se encontra a disputa pela única vaga de senador. Começa pelo grande número de candidatos. A saber, Dimas Sandas (AGIR), Sanderson Moura (PSOL), Jenilson Leite (PSB), Nazaré Araújo (PT), Márcia Bittar (PL), Ney Amorim (PODEMOS), Alan Rick (União Brasil) e Vanda Milani (PROS), são os nomes à disposição do eleitor. De largada ainda não há como apontar um nome que possa ser apontado como amplo favorito.


Por isso, a campanha vai entrar nos 30 dias finais sem que se possa ver uma luz no fim do túnel que ilumine um provável vencedor. As pesquisas do dia 15 de setembro em diante é que vão dar as primeiras luzes sobre qual dos candidatos ao Senado aparece com chance de ser o vencedor. Até lá, continua a briga com foices no escuro.


CAMPANHA COLADA


O governador Gladson Cameli (PP), que disputa a reeleição; e o candidato a senador Ney Amorim (PODEMOS), fazem uma campanha colados, é com a máquina estatal toda centrada na candidatura do Ney. 


PROJEÇÃO DE QUEM ENTENDE


NUM CÁLCULO feito ontem por quem faz projeções das eleições, levando em conta só os prováveis votos válidos, para eleger o primeiro deputado estadual um partido tem que ter pouco mais de 18 mil votos; a segunda vaga teria que pular para 28 mil votos; e a terceira para 34 mil votos. Para deputado federal o partido teria de ter pouco mais de 56 mil votos para eleger o primeiro; 84 mil votos para fazer o segundo e 103 mil votos para o terceiro. Ou seja, os candidatos têm de ter votos.


CIUMADA NO GLORIOSO


HÁ UMA revolta contida, tipo fogo de monturo, entre os candidatos a deputado estadual pelo MDB, por conta de supostamente o deputado federal Flaviano Melo (MDB), estar privilegiando a candidatura do vereador Emerson Jarude (MDB) à ALEAC, lhe direcionando apoio do seu grupo.


NICOLAU JUNIOR


PELA estrutura que já tem no Juruá, e pela grande estrutura montada em Rio Branco e no Alto Acre, ninguém se admire se o deputado Nicolau Junior (PP) aparecer como o mais votado a estadual da eleição.


ATO QUE SACUDIU


O CANDIDATO a deputado federal José Adriano (PP) fez ontem o lançamento da sua candidatura, com forte presença popular e de apoiadores da sua candidatura.


APOIADOR FINANCEIRO


O FAZENDEIRO e candidato a deputado estadual, Zé Lopes (PL), não é só cabo-eleitoral da candidatura da Márcia Bittar (PT) ao Senado; mas injetou um plus na sua campanha, com a doação pesada de 500 mil reais.


DEPENDER DE DECOLAR


DIRIGENTES do PT fazem a projeção de que o sucesso da candidatura da Nazaré Araújo (PT) a senadora, para se consolidar será preciso que a candidatura do Jorge Viana (PT) tenha uma boa crescida na primeira quinzena de setembro, e polarize colado na ponta das pesquisas.


O ELEITOR FOCA NA EMPATIA


O FATO do Gladson Cameli (PP) não ter feito obras portentosas no seu governo, não terá influência negativa que possa lhe jogar para baixo nas pesquisas. A sua empatia com o eleitor ofusca as suas pautas negativas, e o deixa na crista da onda do eleitorado.


CRITICANDO A CARA DA ESQUERDA


O ADVOGADO e candidato a senador pelo PSOL, Sanderson Moura, vem fazendo nas suas postagens críticas ao posicionamento dos partidos de esquerda juntos numa federação. “Existe uma esquerda caduca, fossilizada no Acre que quer voltar ao poder, e que não entusiasma mais ninguém”, disparou Sanderson.


SÓ TEM OITO VAGAS


NA CONTABILIDADE que vejo de vários partidos, cada um faz previsões de eleger três deputados federais. Se for somar os números, teremos 15 deputados eleitos, quando só tem vaga para 8. Melhor é baixar a bola.


NÃO ABALOU A CAMPANHA


MSMO sem o apoio do governador Gladson Cameli (PP), o candidato a senador do União Brasil, deputado federal Alan Rick, continua a todo vapor com a sua campanha.


TRÊS, EM TESE


O MDB diz que há uma disputa do partido por três vagas de deputado estadual. Na verdade, há briga por duas. Porque uma é certa para a reeleição da Antonia Sales.


PROGRAMAS PRONTOS


NA PRÓXIMA sexta-feira, começa o horário eleitoral. Os programas de abertura dos candidatos estão prontos, é  aguardar e ver qual será mais bem elaborado e atrativo.


IDIOTA É QUEM ACREDITA


UMA CAMPANHA tosca, é pregada por líderes evangélicos fundamentalistas de que, se o Lula ganhar vai fechar as igrejas. Mais idiota que quem prega, é quem crê que o Lula ganhando, isso possa vir ocorrer.


DOIS É CERTO, MAS PODE BELISCAR TRÊS


Jairo Carvalho, Tadeu Hassem, Eber Machado, Vagner Felipe e Gélen Diniz, são os seis candidatos do REPUBLICANOS, com mais chance de ficar com as duas vagas certas na ALEAC, com chance de beliscar três.


VÂNIA É DO RAMO


QUEM está na batalha por uma vaga de deputada estadual no PL, é a jornalista Vânia Pinheiro. Não é marinheira de primeira viagem, já foi vice-prefeita de Sena Madureira, apta assim para ser boa parlamentar.


NADA MAIS IMORAL


NÃO existe nada mais imoral na política que a reeleição nos moldes em que se encontra. É covardia, prefeitos e governadores disputarem reeleições na máquina.


1 MILHÃO NA LARGADA


NÃO será por falta de condições financeiras que o deputado federal Léo de Brito (PT) não será reeleito. Já recebeu a bolada de 1 milhão de reais do PT para a campanha, para início de conversa.


É UMA DESLEALDADE


A ELEIÇÃO de deputado federal é disputada de modo desleal entre os que tem mandato e os que não tem. Com mandato, a bolada financeira do Fundo Eleitoral é alta; para quem não tem mandato, é uma mixaria.


PRIMOS POBRES


OS PRIMOS pobres da eleição são os candidatos a deputado estadual. É que, não vem recurso do Fundo Eleitoral para parlamentar estadual. Quem tem mandato ou dinheiro se safa e monta esquemas, quem não tem fica na boa vontade dos parceiros de alianças.


NOMES QUE NÃO SE FALA, MAS DISPUTAM


HÁ candidatos que fazem as suas campanhas sem alardes ou espetáculos midiáticos, mas que acabam se elegendo. Um que se situa neste patamar é o candidato a deputado estadual do PSD, advogado Romano Gouveia, que faz uma campanha forte na periferia.


NÃO TIREM DO JOGO


NÃO TIREM o candidato a deputado federal, Raphael Bastos (MDB), do jogo, tem campanha bem montada.


SEM O QUE RECLAMAR


CHEGOU a informação de que a TV-ACRE divulgará a sua primeira rodada de pesquisas para governador e senador, na próxima segunda-feira. Como a pesquisa é de um instituto de renome nacional, não há motivo para candidato a governador ou senador reclamar de boicote no resultado ou da pesquisa ser comprada.


FALTAM PUXADORES


OLHANDO para a chapa de candidatos a deputado federal pelo PSD, nota-se de cara de que não há um grande puxador de votos. Ou seja, vai depender de dois ou três nomes disparar para eleger um parlamentar.


CAMPANHA NA RUA


O senador Sérgio Petecão (PSD) diz que já montou as suas bases no interior, e que agora vai entrar com tudo em Rio Branco. Abre sua campanha aqui, amanhã.


PODER NO INTERIOR


ALIADOS do senador Sérgio Petecão (PSD) estão admirados com as bases da candidata ao Senado, Vanda Milani (PROS), montadas nos municípios do interior, entre elas, as nas colónias de pescadores.


JEFERSON PURURUCA


ESTÁ entre os candidatos com boa qualificação entre os candidatos a deputado estadual do PSD, uma chapa que caminha com tranquilidade para eleger três deputados.


FRASE MARCANTE


“Assim como o hábito não faz o monge, o cetro não faz o rei”. Ditado português.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Gladson não atende ligação de Socorro e deputada diz que não vai aceitar que PP vire “puxadinho”

A deputada federal Socorro Neri (PP) ainda não conseguiu falar com o governador Gladson Cameli…

30/04/2024

Jarude apresenta anteprojeto que regulamenta pagamento de bolsas a professores

Diante do salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre, lotado de servidores públicos da…

30/04/2024

Mesmo com feriado, Rio Branco terá 4 Urap’s abertas neste 1º de maio

Apesar do Dia do Trabalhador ser feriado nacional, a prefeitura de Rio Branco decidiu que…

30/04/2024

Sindicato consegue suspender desconto salarial de funcionários da Contax

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicação e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado…

30/04/2024

Davi, do BBB24, recupera conta no Instagram: “Muito triste”

O campeão do Big Brother Brasil (BBB) 2024, Davi Brito, publicou um vídeo no Instagram,…

30/04/2024

Atriz desabafa sobre decisão de não ter filhos com ex-autor da Globo, de 86 anos

A atriz Mayara Magri abriu o coração sobre o casamento com Lauro César Muniz, conhecido…

30/04/2024