Menu

CAV do MPAC será premiado pelo Conselho Nacional de Justiça em Brasília

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro de Atendimento às Vitimas (CAV), projeto integralizada pelo Ministério Público do Acre, foi um dos destaques na 2° Edição do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça.


Além da premiação, a iniciativa busca dar visibilidade as ações de prevenção e enfrentamento a violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas, e homenageia a juíza Viviane Amaral, que foi assassinada pelo ex-marido no Rio de Janeiro.

Publicidade

O CAV ficou em segundo lugar na categoria Atores do Sistema Judicial e receberá menção honrosa durante a cerimônia que ocorrerá dia 30 de agosto, em Brasília.


“Para a gente foi surpresa, mas esse resultado, para um Estado que é o líder de feminicídio e tem os números altíssimos de violência doméstica no país, é uma forma de reconhecer o trabalho não só do MP/AC mas também dos atores de todo o Sistema de Justiça no enfrentamento da violência de gênero. Estamos bem felizes”, declarou a responsável pelo CAV, Patrícia Amorim.


Sobre o CAV


O Centro de Atendimento à Vítima (CAV) é um órgão auxiliar do MP-AC, que atua em defesa das vítimas de violência doméstica e familiar, de crimes contra a dignidade sexual e de crimes com motivação LGBTfóbica.


O atendimento é realizado por equipes interdisciplinares, formadas por profissionais de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Direito. Inicia quando a vítima procura o CAV, ou por ele é identificada, e encerra quando o processo penal é finalizado e a vítima recebe os benefícios da reparação civil, enfrenta de forma consciente o trauma psicológico e é reinserida socialmente.



O projeto foi premiado este ano com o Selo Especial de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), pelo “Projeto Medidas Protetivas”, que atuou durante a pandemia, com o atendimento de urgência às vítimas de violência doméstica e familiar, em um momento de isolamento social.


Também já realizou diversas ações no primeiro semestre de 2022, como a campanha “Quem Cala Consente”, uma programação durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, entre outras.


Mais informações sobre o projeto ou busca por atendimento podem ser feitas no E-mail institucional cav@mpac.mp.br ou pelo WhatsApp (68) 99993-4701.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido